Cidades

Eniac oferece mais espaço para alunos e comunidade aos sábados

O Colégio e Faculdade Eniac, em Guarulhos, dá início a uma nova fase na relação entre alunos, professores e comunidades, com encontros aos sábados, que têm como objetivo incentivar metodologias inovadoras, oferecendo mais espaço de aprendizado para os estudantes fora das salas de aula, incluindo a participação da comunidade.
 
No último sábado, dia 7, mais de duas mil pessoas, entre alunos e convidados, participaram do 1º Encontro de Projeto Integrador, evento que contou com uma programação especial, incluindo palestras de Empreendedorismo do Sebrae-SP, Master Class de Engenharia, de Computação Ubíqua e  Workshop EAD, além de ações sociais.
 
O Eniac se destaca no mercado de trabalho por formar profissionais que sabem entender problemas e projetar soluções. “Os Projetos Integradores, criados há dez anos, envolvem integração entre disciplinas, projeto de soluções reais para problemas, aprendizado na prática e trabalho em times”, explica o professor José Carvalho, um dos diretores do Eniac.
 
Para desenvolver ainda melhor essa metodologia inovadora, os encontros de Projeto Integrador acontecerão todos os sábados e contarão com orientação dos professores de projeto, atividades nos laboratórios, oficinas de aplicação, palestras, eventos e workshops, além de apresentações e bancas de avaliação.
 
Além do Projeto Integrador, no último sábado também foi realizado o 1º Workshop EAD Eniac, com mediação do professor Mauro Roberto, que apresentou temas como Empregabilidade, Mercado de Trabalho e a Metodologias do EAD Eniac. O professor ressaltou os atributos que devem ser levados em conta em uma carreira de sucesso: adequação vocacional, idoneidade, saúde física e mental e reserva financeira.
 
Em paralelo, o Eniac realizou também – em parceria com a Prefeitura de Guarulhos – o Emosilla 2.0 Eniac Fab Social – Fab Lat Kids. O FabLat é uma iniciativa regional para a América Central e do Sul, que agrupa todos os laboratórios de fabricação digital – Fablabs – que fazem parte da rede iniciada pelo Centro de Bits e Átomos (CBA) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
 
Neste dia, cerca de 10 crianças carentes aproveitaram o Projeto de Inclusão Digital Mundial, que utiliza a fabricação digital e a computação na promoção da discussão sobre o uso do computador para além das redes sociais e que tem promovido atividades direcionadas para uma construção de uma expressão individual de conhecimento utilizando a tecnologia para jovens e crianças a partir de 8 anos. “Uma experiência emocional, na qual todos os envolvidos tiveram a oportunidade de sentir e mostrar como é importante e fundamental a inclusão da tecnologia em projetos sociais”, informa Douglas dos Reis, coordenador do Eniac Innovation.

Posso ajudar?