Cidades

Eniac representará o Brasil no Campeonato Mundial de Robótica

Pela oitava vez consecutiva, a equipe Eniac Challengers leva a bandeira do país na competição, que acontece de 23 a 26 de abril nos EUA

Pela oitava vez consecutiva, o Eniac representará o Brasil no Campeonato Mundial de Robótica, o Mundial Vex Robotics, que acontece no próximo mês de abril, de 23 a 26, na cidade de Anahein, na Califórnia, Estados Unidos. Este ano, o Eniac Challengers leva uma equipe constituída também de alunos da rede pública de ensino: são três estudantes, sendo dois do Programa Vence (Rede de Ensino Técnico) e um da própria Faculdade Eniac. “Como se destacaram no programa Vence, devido ao talento demonstrado, foram convidados a participarem da equipe de robótica”, explica o professor Douglas dos Reis, coordenador do Eniac Challengers, que também participará da competição.

Douglas explica que o Mundial Vex Robotics vem crescendo ano a ano. Em sua primeira versão, em 2006, eram 65 equipes concentradas no Ensino Médio (High School). Atualmente, são mais de 700 equipes distribuídas entre Ensino Fundamental (Miglle School), Ensino Médio (High School) e Ensino Superior (College). “O Eniac é hexa campeão brasileiro na categoria High School e vice mundial ”, informa o coordenador.

Segundo ele, neste ano, o Eniac – única equipe brasileira na modalidade – concentra suas forças na categoria College . “Estamos nos preparando desde novembro de 2013 com muita seriedade e dedicação”, diz o professor, acrescentando que a equipe embarcará no próximo dia 20 para os EUA.

As competições de robótica nos Estados Unidos têm como objetivo identificar novos jovens talentos que terão a possibilidade de participar das inovações tecnológicas dos países de primeiro mundo. Douglas ressalta que o conceito Drone, que baseia-se nas novas atividades bélicas nos países como Estados Unidos, Japão e China, foi desenvolvido com o mesmo conceito de competições em 2006 no mundial Vex. “Com isso, os alunos em contato com este ambiente têm uma visão extremamente globalizada da importância acadêmica sólida”, enfatiza o coordenador da equipe Eniac Challenger.

 

Posso ajudar?