Cidades

Enquete realizada pelo GWeb revela que maioria é contra descriminalização da maconha

Uma pesquisa recente realizada pelo GWeb revelou que a maioria dos participantes não apoia a descriminalização da maconha. A enquete, que teve ampla adesão dos internautas da cidade de Guarulhos, mostrou que 67% são contra a medida, enquanto 33% são a favor.

O tema da descriminalização da maconha tem sido debatido em diversos âmbitos no Brasil, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF), onde está em julgamento. Na última semana, o STF retomou a análise sobre a questão do porte de drogas para consumo pessoal, porém, a discussão foi interrompida após pedido de vistas do ministro Dias Toffoli.

Atualmente, o placar entre os ministros está em cinco votos a favor da descriminalização e três votos contrários, sendo que o julgamento ainda não foi concluído.

Os ministros que defendem a descriminalização argumentam que o uso de pequenas quantidades de maconha é um direito individual e que criminalizá-lo acarreta consequências negativas à saúde dos usuários, além de aumentar o encarceramento de pessoas vulneráveis.

Por outro lado, os ministros contrários à descriminalização expressam preocupações com relação ao possível estímulo ao vício e ao impacto negativo no combate às drogas no país. Além disso, destacam a necessidade de uma definição clara sobre o tipo de punição e o responsável por aplicá-la caso o porte de maconha seja considerado um ilícito administrativo.

Posso ajudar?