Educação

Ensino de música não é privilégio de colégios particulares

Lei de 2008 institui aulas obrigatórias no Ensino Fundamental

O ensino de música volta a ser obrigatório, a partir deste mês, em todas as escolas de ensino fundamental e médio do Brasil, de acordo com a lei nº 11.769, sancionada em 2008. Segundo os educadores, as melodias auxiliam as crianças a ligarem o conteúdo da disciplina à música, o que facilita a memorização e a aprendizagem.

O professor de música do Colégio Novo Rumo, Kaíque Falabella, 22 anos, acredita que a música representa importante influência para todo ser humano. Na educação traz sociabilidade, coordenação motora e percepção do som como instrumento.

"Em sala de aula, trabalho com as turmas de Educação Infantil com a teoria implícita através de jogos lúdicos e musicais. No Ensino Fundamental, os alunos do 3º e 4º ano já desenvolvem composições, interpretações e apresentações", comenta Falabella. O professor de música ressalta que a partir do 1º ano, os estudantes iniciam a teoria e a prática da flauta doce.

O ensino de música, nas escolas municipais é baseado no Quadro de Saberes Necessários, parte da área do conhecimento de Educação Artística. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as aulas de música atendem prioritariamente os alunos do ensino fundamental, relacionadas ao desenvolvimento da técnica vocal. No CEU Pimentas há aulas de violino.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, os conteúdos da linguagem musical já são contemplados nas aulas de arte das escolas estaduais. A disciplina arte é oferecida aos alunos em duas aulas semanais, em todos os anos do Ensino Fundamental e nos dois primeiros anos do Ensino Médio. Teatro, dança, artes visuais e música são as quatro linguagens artísticas abordadas na disciplina.

Para aprimorar a qualidade de ensino, a pasta desenvolveu um conjunto de ações educativo-musicais, por meio de parcerias com instituições culturais, projetos e cursos descentralizados com o objetivo de ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical de alunos e professores das escolas estaduais.

Posso ajudar?