Noticia-geral

Ensino melhora em SP, mas segue distante da meta do governo

Pelo segundo ano consecutivo, os três ciclos de ensino (fundamental 1, fundamental 2 e médio) tiveram melhora no indicador educacional. Apesar de em 2015 o Estado de São Paulo ter alcançado os melhores resultados da história no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), o desempenho ainda está muito distante da própria meta estabelecida pelo governo.

No primeiro ciclo do ensino fundamental, o índice foi de 5,25. A meta para essa etapa é de 7. Já o segundo ciclo obteve índice de 3,06 no ano e tem como meta 6, enquanto o médio atingiu o índice de 2,25, com meta de 5.

Para calcular o Idesp, a Secretaria do Estado da Educação une o resultado das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp) – com testes de português e matemática – a taxas de aprovação, reprovação e abandono.

O Saresp avalia a rede em quatro níveis: “abaixo do básico”, “básico”, “adequado” e “avançado”. Os alunos enquadrados nos níveis “básico” e “adequado” têm aprendizado considerado suficiente para a secretaria. Apenas aqueles nivelados no patamar “abaixo do básico” têm domínio do conhecimento considerado insuficiente para aquela etapa de ensino.

Criado em 1996, o objetivo do Saresp é diagnosticar o aprendizado dos estudantes dos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental, além do último ano do ensino médio, e subsidiar políticas educacionais.

Protestos

As provas do Saresp de 2015 foram realizadas nos dias 24 e 25 de novembro, em meio a uma série de protestos contra a reorganização escolar. Com 196 escolas ocupadas por estudantes contrários à medida, a secretaria informou que o Saresp não foi feito em 176 escolas, o que corresponde a 54 mil alunos (4,7% do previsto para realizar a prova). A secretaria informou que o boicote à prova não teve “relevância estatística significativa” nos resultados do Idesp.

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