ESPECIAL 464 ANOS Sociais

Entenda como Guti ampliou políticas sociais e transformou o cenário de vulnerabilidade em Guarulhos

Desde 2017, a administração de Guti em Guarulhos tem se destacado pela criação de políticas públicas voltadas ao atendimento das populações mais vulneráveis. Através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), iniciativas como o programa Guarulhos Contra a Fome e a ampliação do atendimento à população em situação de rua têm moldado um novo panorama social na cidade.

O reflexo dessas ações é evidente. O Guarulhos Contra a Fome, lançado em 2023, reúne projetos como o Food Truck do Bem, que já entregou cerca de 190 mil marmitas gratuitas em 20 bairros, e os Restaurantes Populares, que oferecem refeições a R$ 1. O programa ainda inclui o inovador Moeda do Bem, que troca recicláveis por alimentos e já arrecadou mais de 15 toneladas de resíduos, e o mercado social É de Graça, que distribui alimentos para famílias atendidas por instituições parceiras.

Para Fábio Cavalcante, secretário da SDAS, todo o trabalho feito pela pasta é um espelho dos valores do prefeito Guti. “Assim como todas as secretarias, somos direcionados pelo que ele acredita e certamente o nosso trabalho foi muito estimulado pelo carinho e pelo olhar generoso que ele teve durante todos esses anos pela população que mais precisa. Isso reflete, por exemplo, na criação do programa Guarulhos Contra a Fome”, comenta. 

Esse compromisso da Prefeitura também se reflete no atendimento à população em situação de rua, que dobrou sua capacidade desde 2016, com a criação de espaços humanizados e serviços 24 horas que oferecem desde refeições até suporte psicossocial.

Outra diferença significativa é que até aquele ano as unidades atendiam essa população apenas no período noturno; pela manhã, as pessoas tinham que deixar o espaço. Agora, os dois modelos de acolhimento são oferecidos: além do pernoite, algumas unidades também oferecem acolhimento diário, com espaço para alimentação, banho, higienização pessoal e das roupas, além de atividades educacionais, culturais e atendimento psicossocial. Hoje, homens, mulheres e crianças são acolhidos em espaços diferentes.

“Eu sou testemunha dessa mudança”, diz Kleber Sobral, coordenador do serviço de acolhimento institucional para pessoas adultas em situação de rua na região central. Ele, que trabalha com essa população há 18 anos, afirma que Guarulhos é hoje uma referência no Estado de São Paulo pelo atendimento humanizado que oferece a quem não tem um teto. “Com a criação desses atendimentos 24 horas os acolhidos passaram a ter muito mais dignidade. Não é só um acolhimento, é uma moradia com vagas fixas. Lá eles recebem cinco refeições diárias. Onde mais teriam isso? Com certeza é um diferencial na vida dessas pessoas”, conta.

A estratégia da prefeitura de unir esforços entre poder público e sociedade civil, como no caso da parceria com a Associação Mulheres em Movimento (Amem), é outro pilar do sucesso das iniciativas. José Ramos, diretor da Amem, diz que a parceria com o governo leva dignidade por meio de uma alimentação saudável a toda a população. Parceira da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social há cinco anos, hoje a instituição atende 80 famílias e, por meio dessa colaboração, recebe cestas básicas para distribuição e também o projeto É de Graça.

Com números robustos e histórias de transformação, a atuação de Guti reforça um modelo de governança que prioriza resultados concretos e a valorização humana. Guarulhos se consolida, assim, como referência em políticas sociais no estado de São Paulo.

Posso ajudar?