Política

Entidade budista é homenageada em evento na Câmara

        Sessão solene realizada no plenário da Câmara de Guarulhos na noite de sexta-feira (31) comemorou o Dia da Fundação da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) em Guarulhos. A entidade está no Brasil há 54 anos, com atuação também em Guarulhos, e, por meio do Decreto Legislativo 03/2014, proposta pelo vereador Prof. Samuel Vasconcelos (PT), ganhou o dia 31 de outubro para celebrar anualmente sua atuação em prol da paz, cultura e educação no Brasil.
 
Samuel Vasconcelos presidiu a mesa de trabalhos, que contou ainda com Alexandre Kogake, vice-coordenador da BSGI na Capital, e Kimio Kogake e Sandra Komi Kirai, que também atuam na coordenação da entidade, além do capitão Chiara, representante do tenente coronel Cauzzo, comandante do CPA/M-7 da Polícia Militar.
 
A BSGI iniciou seus trabalhos no Brasil em 1960, com 200 associados, quase todos imigrantes japoneses. Hoje conta com cerca de 50 mil famílias e mais de 150 mil associados das mais diversas origens. A atuação é voluntária e quem pode contribui na realização de festivais de artes, mostras, palestras e atividades de combate ao analfabetismo funcional. Com base na filosofia budista, a BSGI também promove ações entre seus associados, para troca de conhecimentos, inclusive com visitas em residências. Neste caso, há um objetivo mútuo para a superação de dificuldades individuais das mais diversas.
 
O vereador Samuel Vasconcelos conhece o trabalho realizado pela Associação e fez elogios à entidade. “É uma associação série, que estimula a paz e a solidariedade entre as pessoas, que podem refletir melhor sobre si mesmo e sobre seu papel na sociedade”, afirmou o parlamentar.
 
A atuação da SGBI em Guarulhos é um exemplo do caráter voluntário da associação. As reuniões e outras atividades são realizadas na região do Jardim Aracília, em casas particulares, uma vez que ainda não há sede física. “Agora estamos em busca de um local para termos um escritório e podermos realizar diversas atividades em um endereço fixo, explica o Alexandre Kogake. Calcula-se que entre Guarulhos e Arujá haja cerca de 2 mil pessoas envolvidas com a SGBI.
 
Dizendo-se feliz pela homenagem, Kogake agradeceu a Câmara pela oportunidade e frisou com o comprometimento da BSGI com o humanismo: “Com base nos preceitos budistas, vamos continuar nosso trabalho criando valores em defesa dos nobres ideais da humanidade, contribuindo para ao bem-estar da sociedade, seguindo os princípios budistas”.

Posso ajudar?