A última sexta-feira (6) foi um dia especial para cerca de 600 alunos que participaram da 2ª Bienal da EPG Álvares de Azevedo, evento que contou com o lançamento do almanaque Turma do Álvares: O Mundo Passa por Guarulhos. O evento literário contemplou diversos gêneros textuais, produzidos de forma coletiva pelas turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental com o objetivo de estimular o imaginário e potencializar o processo de letramento dos estudantes.
As famílias dos alunos foram recebidas no CEU Ottawa-Uirapuru, parceiro da unidade escolar, para prestigiar o resultado do trabalho desenvolvido com o apoio dos professores. A abertura contou com a apresentação artística dos bailarinos da Escola de Dança Rita Camilo, encantando os alunos, suas famílias e a equipe escolar por meio de muita técnica e expressividade.
Nesta segunda edição da Bienal, a proposta foi a produção coletiva de um almanaque, em que cada turma pesquisou um tema relevante sobre Guarulhos, reunidos na obra O Mundo Passa por Guarulhos, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Aletheia Obata, sobre o projeto iniciado em 2022 para dar às crianças o protagonismo de sua própria aprendizagem.
As pesquisas foram feitas sob a orientação dos professores e trouxeram assuntos interessantes sobre a cidade, como arte urbana, pontos turísticos, lazer, aeroporto, imigrantes e indígenas em Guarulhos, curiosidades sobre atletas e entrevistas, dicas literárias, quadrinhos, passatempos e muito mais.
Segundo Aletheia, a culminância do projeto em um dia de autógrafos foi a maior novidade para as crianças. “É uma alegria imensa ver todas elas se sentindo importantes e prestigiadas”.
História local
O trabalho proporcionou aos alunos maior conhecimento da história da própria cidade e, consequentemente, maior pertencimento ao município. “De repente nos tornamos jornalistas. Investigamos assuntos bem interessantes e convidamos os leitores a viajar nas histórias, curiosidades, reportagens, notícias, entrevistas e nas imagens que os farão voar ao encontro dos conhecimentos”, relataram os alunos da turma do 3º ano E sobre o quão prazeroso foi o processo.
A professora Nádia Germano, da turma do 4° ano C, falou sobre a participação dos estudantes no processo de construção do almanaque. “Os alunos se envolveram bastante, pesquisando e se esforçando para que a entrevista fosse algo bacana. Montamos um singelo cenário e aproveitamos para nos aprofundar no uso da linguagem informal e formal. Foi uma experiência marcante, pois muitos alunos vivenciaram ser repórter por um dia, vencendo a vergonha e o medo de falar em público”, destacou a educadora.
Para os alunos do 3º ano F, o desenvolvimento do projeto Almanaque – Lazer na Cidade de Guarulhos também foi uma experiência muito positiva, tanto para eles quanto para a professora Valéria Oliveira. “A visita monitorada ao CEU Ottawa foi um momento marcante, em que os alunos puderam conhecer de perto os espaços e serviços oferecidos à comunidade, como piscina, quadras esportivas e outras áreas de lazer”.
No encerramento do projeto as famílias estavam animadas e orgulhosas. Marlene Nobre, avó do aluno Levy Mateus, de 11 anos, estava emocionada, tirando fotos de seu neto com seus amigos. “É muito importante este momento, a ideia de trabalhar e incentivar a leitura para as crianças de forma criativa. Já houve a primeira edição no ano de 2022 e eu participei também. Este é o último ano dele aqui na escola, então tem um significado mais especial”, agradeceu Marlene.
Essa vivência prática despertou a curiosidade e o senso de pertencimento, além de promover a reflexão sobre a importância de valorizar e utilizar os recursos locais. O projeto resultou em um aprendizado significativo, fortalecendo habilidades como pesquisa, escrita e trabalho em equipe e, acima de tudo, ampliou a visão dos alunos sobre as possibilidades de lazer e inclusão social na cidade.