Repleto de lixo e entulho, uma antiga casa pertencente à Prefeitura expõe a população do Jardim Tranqüilidade a risco de contágio da dengue, além de ameaçar a segurança dos moradores. No equipamento público funcionava um núcleo de ensino supletivo. Mas, de acordo com a população, há mais de um ano o imóvel estaria abandonado.
A reportagem encontrou pneus com acúmulo de água, além de telhas e lâmpadas quebradas, lixo, entulho, frascos de medicamentos e embalagens de preservativos. Ainda segundo os moradores, o local é utilizado como abrigo por usuários de drogas e moradores em situação de rua.
A Secretaria Municipal da Educação alegou que a limpeza no local foi executada pela Proguaru na semana passada e que o isolamento da área será providenciado. A Pasta afirma ainda que o imóvel será disponibilizado à municipalidade para outros fins. A previsão para isto, entretanto, não foi mencionada.
Quanto ao risco de focos do mosquito Aedis Aegypiti, transmissor da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irá vistorias o local na próxima semana.
"Há mais de um ano o local está nesta situação. Corremos riscos de contaminação e não temos segurança".
Osmar de Oliveira, comerciante, 43 anos.
"É lastimável ver o imóvel assim. Alguma medida deve ser tomada".
Tâmara Flauzino, dona de casa, 23 anos.