Cidades

Equipe de Robótica Eniac Challengers fecha parceria com Inter American

Foco está na capacitação dos competidores da equipe para o mundial deste ano nos EUA

Capacitar alunos do Eniac dos cursos técnicos e engenharia mecatrônica na língua inglesa para competições internacionais. Esse é o objetivo da parceria realizada no final do ano passado entre o Eniac Innovation e a Inter American, que tem como foco o mundial de robótica deste ano nos Estados Unidos.

O Eniac Innovation, empresa do 3º setor (ONG) que tem como eixo a capacitação e inclusão profissional, é a responsável pela criação e gestão das células de aprendizagem. O Eniac Challengers com a participação dos alunos do cursos técnicos e engenharia do Eniac representam o Brasil há oito anos no Campeonato Mundial de Robótica que acontece nos EUA. A equipe tem em sua bagagem seis títulos brasileiros categoria robô telecontrolado VEX, o tri campeonato na categoria projeto acadêmico (video), um vice mundial categoria arena, além de ser o atual campeão sulamericano e recentemente brasileiro juvenil disputado na USP.

A Inter American é uma escola de idiomas e intercâmbio cientifico internacional, que tem desenvolvido um trabalho diferenciado e voltado a inclusão dos seus alunos no domínio da língua inglesa. "Esta parceria chegou em um momento importante. O conhecimento do idiomas inglês é fundamental nas competições, já que no momento das disputas somente os pilotos e técnicos permanecem na área", explica o professor Douglas dos Reis, coordenador do Eniac Innovation.

Segundo o professor, outro aspecto importante é o fato da equipe ser composta por alunos de escolas públicas que estão tendo a oportunidade de participar pela primeira vez de uma competição internacional. "As aulas começaram em novembro do ano passado e vão até as vésperas da competição, em abril deste ano. E são desenvolvidas com o propósito de competição e gratuita para os integrantes da equipe", informa o coordenador.

Douglas acrescenta que a vantagem dessa parceria é desenvolver uma capacitação diferenciada para o jovem profissional através de dois centros de excelência. Além disso, o Eniac Innovation estuda a possibilidade de estender a parceria. "Estamos estruturando esta parceria para servir todo o projeto de inclusão, inclusive estendendo às empresas".