Cidades

Escola da Prefeitura realiza Semana do Autismo

Para celebrar o Dia Mundial do Autismo comemorado em 2 de abril, a Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Zulma Castanheira de Oliveira, no Parque Cecap, realizou entre os últimos dias 1º e 5 de abril, a Semana do Autismo. Além de reflexões com os professores, o evento contou com exposição de trabalhos dos estudantes e reuniu pais de alunos para discutir sobre o tema.
 
Para sensibilizar os visitantes, foram construídos cartazes e painéis com informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de forma a problematizar a discriminação e o preconceito acerca da deficiência.
 
Nicolle Amoresano, mãe do aluno Pedro Henrique, do 1º ano; Aline de Sá, mãe do aluno Vitor de Sá, do 5º ano; e Ellen Candido, mãe do aluno Yuri Barreto, do Estágio II, foram convidadas para um diálogo sobre suas vivências, angústias, medos, alegrias e aprendizados enquanto mães de autistas.
 
“É um prazer falar sobre o meu bem maior, o meu filho Pedro. Parabéns para os professores por esse belo trabalho”, agradeceu Nicolle referindo-se ao engajamento da equipe de profissionais da unidade escolar, ao abordar o tema e sua relação com a limitação na fala, com a interação social e com comportamentos repetitivos ou estereotipados.
 
 
Equipe envolvida
Os professores participaram ativamente das atividades de interação, dentre elas, três tipos de deficiências: mudez, física e visual. Logo após, assistiram vídeo para reflexão com o neuropediatra, dr. José Salomão José Schwartzman, e Temple Grandin, mulher com autismo que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros.
 
“A participação dos professores foi excelente, pois puderam se envolver com as propostas. Tenho certeza de que essas reflexões contribuirão para o seu currículo educacional”, destaca Alecssandra Nascimento, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
 
A equipe de professores concluiu que o modelo do plano de ensino regular e do AEE deve ser desenvolvido em conjunto, prevendo estratégias pedagógicas diferenciadas e flexibilização das atividades para os estudantes autistas.
 

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