Educação

Escola guarulhense é a única finalista do país em concurso da OMS

Projeto da E.M. Selma Colalillo Marques participa da competição Iberoamericana de Promoção da Saúde

O projeto "Meio Ambiente: a escola de mãos dadas com a vida", da Escola Municipal Selma Colalillo Marques, foi o único do país a vencer a primeira etapa do 3º Concurso Iberoamericano de Boas Práticas em Promoção da Saúde no Âmbito Escolar. O resultado ofi divulgado no site oficial da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) neste domingo, 15.

Participaram da etapa unidades escolares da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, México e Guatemala. Os trabalhos inscritos foram selecionados e avaliados por um Júri Internacional convocado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os jurados eram especialistas internacionais em cada uma das categorias do concurso: populações vulneráveis, proteção do meio ambiente, doenças crônicas não-transmissíveis e redes nacionais de iniciativas de promoção da saúde.

A iniciativa guarulhense foi coordenada pela médica veterinária Monica Simons, responsável pela área estratégica de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Guarulhos. O projeto relata a experiência desenvolvida com estudantes e pais de alunos durante o ano de 2011 por meio dos subprojetos "água, florestas e animais em extinção". Além da sala de aula, os temas da iniciativa foram tratadas em visitas e atividades extra-classe. A divulgação do trabalho vencedor em âmbito internacional acontece no próximo dia 20.

Posso ajudar?