A Escola Estadual Parque Jurema 3, na região dos Pimentas, em Guarulhos, começou o ano letivo de 2019 de uma forma diferente. De acordo com uma reportagem do site "Razões Para Acreditar" (, 16 ambientes da instituição de ensino, dos quais 15 são salas de aula e o outro é uma sala de literatura, foram grafitados com imagens de personalidades brasileiras.
Os homenageados foram escolhidos por meio de uma votação feita entre alunos, pais e professores. O mais votado foi o piloto Ayrton Senna, morto em um acidente durante uma prova de F-1 em 1994. Além dele, as salas possuem desenhos dos escritores Carolina Maria de Jesus, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Machado de Assis; dos cantores Criolo, Gabriel O Pensador, Renato Russo e Elis Regina; do ativista e ambientalista Chico Mendes; da farmacêutica Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência às mulheres; do cartunista Maurício de Sousa; da jogadora de futebol Marta; da artista Tarsila de Amaral; do aviador Santos Dumont e do líder quilombola Zumbi dos Palmares.
O responsável pelos grafites é Fernando Manuel da Silva, o FND, que mora no bairro em que a escola está localizada. Segundo a reportagem do RPA, ele gastou 250 latas de spray para realizar o trabalho, que o próprio artista considerou "o mais importante de sua vida". Os R$ 5 mil gastos no projeto foram enviados pelo Governo do Estado de São Paulo, via o programa "Orçamento Participativo Jovem".