A Semana da Educação Alimentar na Escola Estadual Hugo de Aguiar, em Guarulhos, não acontece somente na terceira semana de maio, como está programado na Secretaria de Estado da Educação, mas é trabalhada ao longo de todo o ano letivo.
Para conscientizar alunos, pais e educadores sobre a importância da alimentação escolar no crescimento e influência no aprendizado, o projeto foi implantado desde 2008 na EE Hugo de Aguiar. A coordenadora pedagógica Valquíria Nogueira do Nascimento criou uma planilha semanal para os alunos relatarem o que comeram durante o café da manhã, lanche da manhã, almoço e jantar.
Através das respostas dos estudantes, verificou-se que muitos não tomavam café da manhã e iam ter sua primeira refeição do dia durante a merenda escolar. Para amenizar a falta de alimento, a diretora Silvana Barreto, adicionou a merenda inicial para todos os turnos. "Antes de começar as aulas os alunos podem comer biscoitos, tomar leite, iogurte ou achocolatado", comenta.
Segundo a vice-diretora e responsável pela administração da merenda na escola, Cleide Jana Silva dos Santos, foi difícil fazer com que os alunos adotassem o hábito de comer vegetais, mas atualmente as frutas e saladas são acrescidas na merenda escolar três vezes por semana.