A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo convidou todas as 5 mil escolas da rede estadual de ensino, 2.166 delas na capital e Região Metropolitana de São Paulo, a se mobilizarem para o “Dia D” de autoavaliação, marcado para esta quarta-feira (9). A ação, que acontece anualmente em todas as unidades de ensino, tem como objetivo fazer um balanço dos pontos positivos de cada escola e traçar estratégias para o ano letivo em andamento.
Para a autoavaliação, serão mobilizadas as equipes gestora de cada escola, além de professores, funcionários, alunos, famílias e comunidade escolar. A proposta é que, a partir dos indicadores de aprendizado das escolas, sejam apontadas e definidas estratégias para mudanças ou mesmo aprimoramento de atividades desenvolvidas pelas unidades de ensino. Estarão entre os temas discutidos durante a mobilização as gestões: pedagógica, de recursos humanos, participativa, de recursos físicos e financeiros, além dos resultados educacionais do ensino e da aprendizagem.
“O dia da autoavaliação é mais um dispositivo para que o corpo escolar se reúna e tenha como foco a melhoria da qualidade de ensino para nossos alunos. Além do ‘Dia D’, as escolas se reúnem semanalmente durante a hora de trabalho pedagógico coletivo dos professores, bimestralmente para as reuniões do Conselho Escolar e, antes do início de cada semestre, as unidades de ensino realizam reuniões para o planejamento escolar”, destaca o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
São figuras importantes no “Dia D” os integrantes dos Conselhos de Escola, presentes em todas as unidades, e dos Grêmios Estudantis. Levantamento feito pela Secretaria da Educação mostra que 3.380 unidades de Ensino Médio possuem grêmios formados e que a presença da agremiação é capaz de mudar a rotina das escolas.
Para a mobilização, a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) oferece quatro principais perguntas que as escolas possam fazer a autoavaliação em parceria com todo o grupo e comunidade escolar:
1. Por que é importante avaliar a nossa escola?
2. O que a comunidade espera da unidade de ensino?
3. O que os professores querem e podem atingir com suas práticas pedagógicas?
4. Como a gestão pode contribuir para que a escola alcance suas metas?