As 173 escolas estaduais de Guarulhos ganham reforço de 737 novos professores, que foram nomeados nesta quarta-feira, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Os profissionais já concluíram o curso de ingressantes na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores "Paulo Renato Costa Souza" (EFAP) e deverão participar do ano letivo estadual de 2012.
Somente para a Diretoria de Ensino Guarulhos Norte foram nomeados 350 novos docentes, e para começar a lecionar nas escolas abrangidas pela Diretoria de Ensino Guarulhos Sul serão admitidos 387 novos professores.
A relação dos docentes ingressantes será publicada na edição do Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira. Os nomeados terão 30 dias para tomar posse dos cargos – prorrogáveis por igual período – e depois poderão participar da atribuição de aulas prevista para a segunda quinzena deste mês.
Os ingressantes receberão um salário inicial de R$ 1.988,83. Contando com os adicionais por tempo de serviço, o professor ingressante na rede estadual poderá, em pouco mais de 20 anos, alcançar um vencimento equivalente, hoje, a R$ 9.385,70, conforme a Estrutura de Cargos e Salários já definida por lei para o Plano de Carreira que a Secretaria Estadual da Educação está elaborando com a colaboração de representantes de associações e sindicatos e de outras entidades.
Dos 14.473 mil novos professores nomeados para o Estado, cerca de 27% atuarão em unidades da rede estadual na capital, 30% na Grande São Paulo e 43% no interior. No total, cerca de 16 mil candidatos foram convocados para iniciar em agosto o curso de formação específica. A aprovação exigiu nota igual ou superior a cinco de um total de 10 pontos na prova final. Participaram do exame apenas os docentes que cumpriram um mínimo de 75% do total das atividades propostas a cada mês para o curso, além de terem participado integralmente de pelo menos dois encontros presenciais.