Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Cultura Ambiental Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto conta com patrocínio da GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O programa prevê uma série de atividades, como oficinas de artes plásticas, práticas de experimentação criativa e desenvolvimento de ideias, que estimulam os estudantes a pensar o futuro a partir da arte e da cultura, olhando para suas comunidades e para os desafios do cotidiano. “Quando o estudante se percebe como alguém capaz de criar, imaginar e propor ideias, ele passa a enxergar novas possibilidades para si mesmo. A arte tem esse poder de abrir caminhos, ajudando a reconhecer talentos, a ganhar confiança e a transformar interesses em projetos que podem, no futuro, se tornar escolhas profissionais ou oportunidades reais para esses jovens”, afirma Jéssica Lora, coordenadora do projeto.
Com previsão de alcançar 3 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio e realizar formação para 100 professores, o programa amplia o contato dos jovens com a arte como linguagem de expressão, criação e identidade, estimulando também o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras a partir de talentos e interesses individuais. A iniciativa integra um conjunto mais amplo de ações apoiadas pelo GRU Airport ao longo do ano em Guarulhos, voltadas ao fortalecimento social e educacional do território por meio de projetos culturais, formativos e comunitários realizados junto às escolas públicas e à comunidade local.
Da arte à ação: jovens estruturam ideias e dão voz aos próprios projetos
Em sala de aula, ao longo das atividades, os estudantes são convidados a observar desafios do cotidiano escolar e de seu entorno e transformá-los em ideias estruturadas e apresentadas em formato de pitch. A proposta integra experimentação artística, trabalho em grupo e organização de raciocínio, fortalecendo competências como comunicação, pensamento crítico e trabalho em equipe.
Mais do que apresentar conceitos, a jornada cria experiências em que os alunos reconhecem seus potenciais criativos, exploram diferentes linguagens artísticas e aprendem a organizar e comunicar propostas. A iniciativa busca ampliar repertórios e abrir caminhos para que esses interesses possam, no futuro, se desdobrar em escolhas profissionais, projetos autorais ou oportunidades relacionadas à economia criativa.
“Nossa ideia é fortalecer o compromisso do aeroporto com as pessoas que fazem parte da cidade e ajudam a construí-la diariamente. Pensamos em uma agenda contínua de ações ao longo do ano justamente para devolver esse impacto positivo à população, criando oportunidades por meio da cultura, da educação e da capacitação. O PIE é um exemplo disso ao aproximar os jovens da arte e de novas possibilidades de futuro dentro das escolas públicas”, afirma Mariah Carramilli, especialista ESG da GRU Airport.
Inteligência artificial entra como ferramenta educativa para alunos e professores
A tecnologia é incorporada às atividades como recurso pedagógico e de apoio à criação, ajudando estudantes a pesquisar referências, estruturar ideias e organizar projetos. O uso é orientado e contextualizado, sempre com mediação dos educadores e foco no pensamento crítico e na construção de soluções próprias.
A jornada inclui também workshops online para professores, que aconteceram nos dias 6 e 7 de abril, conectando metodologias criativas ao uso responsável da inteligência artificial em sala de aula e ampliando repertórios para trabalhar arte, inovação e empreendedorismo com os estudantes.
Todas as atividades do programa serão oferecidas gratuitamente e contarão com recursos de acessibilidade física com rampas, corrimões, piso tátil, intérprete de LIBRAS, audiodescrição, além de monitores treinados para atender pessoas com necessidade intelectuais, garantindo a inclusão de diferentes públicos e ampliando o alcance das ações.
CRONOGRAMA
17 e 17/04 – E.E. Mário Nakata | Parque São Miguel
4, 5, 13, 14 e 28/05 – E.E. PEI Cidade Soimco II | Cumbica
4, 5, 6/05 – E.E. Brigadeiro Haroldo Veloso



