Educação

Escolas estaduais de Guarulhos terão gerente de organização na volta às aulas

Atendimento ao aluno, consevração das unidades e ateção à merenda estarão entre as atribuições dos funcionários

Na volta às aulas deste segundo semestre, as escolas da rede estadual de ensino de Guarulhos receberão um reforço no quadro de apoio administrativo. Trata-se da função de gerente de organização escolar que será responsável por coordenar o trabalho dos agentes de organização e serviços escolares referente ao atendimento dos alunos, conservação da unidade, preparo da merenda e apoio técnico-administrativo.

Criada pela Lei Complementar 1.144/2011, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 12 de julho, são cerca de 5.200 servidores, que antes ocupavam o posto de secretários nas unidades na data da homologação da referida lei, agora designados para esta função em caráter excepcional.

"A criação da função de gerente de organização escolar se baseou não só nas análises de nossas equipes técnicas, mas também nos diagnósticos que foram apresentados pelos representantes da rede estadual de ensino nas 15 reuniões regionais de trabalho que realizamos neste primeiro semestre, com a participação de cerca de 20 mil profissionais", afirma o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Haverá, também, a contratação de 5.414 monitores para o transporte dos estudantes. "A presença de monitor é essencial para aprimorar o serviço de transporte voltado a alunos do Ensino Fundamental ou com deficiência. Nosso objetivo é proporcionar mais segurança e tranquilidade aos familiares dos estudantes da rede", afirmou o secretário.

Além disso, o projeto Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola, que integra o programa Cultura é Currículo e é voltado a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede estadual, oferecerá vagas para mais 23 mil alunos em 16 novos destinos na capital, interior e litoral. O projeto prevê visitas monitoradas às instituições culturais parceiras, com transporte e lanche inclusos. Só no primeiro semestre deste ano, 294 mil alunos e 14 mil professores participaram das atividades. No segundo semestre, em todo o Estado, serão atendidos cerca de 350 mil crianças e adolescentes.

Posso ajudar?