A Secretaria de Educação do Estado convocou mais de 2 mil escolas da rede estadual a organizarem um arraial na hora da merenda. As unidades de ensino, que fazem parte do Programa de Alimentação administrado diretamente pela Secretaria, receberam uma lista com ingredientes típicos e um cardápio com receitas culinárias famosas nas festas juninas para oferecerem a cerca de 1,1 milhão de alunos.
Foi orientado às escolas integrantes do Programa a utilizarem a verba adicional já prevista no orçamento da merenda escolar de junho, no total de R$ 564 mil, para aquisição de milho, paçoca, pé-de-moleque, mandioca, batata doce entre outros produtos. Além disso, todas as unidades participantes receberam um passo a passo sobre a preparação de quentão sem álcool, cuscuz, bolo de pamonha, arroz doce, macarrão junino e sugestões sobre como incorporar estas receitas nas refeições escolares (veja algumas receitas abaixo).
"As escolas também são espaços para a vivência de cultura popular. Os sabores culinários diversos podem ser apresentados por meio da merenda escolar", afirma Manoela Birolli, do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno da Secretaria.
Cada escola decide em qual dia vai fazer a oferta da merenda junina aos estudantes. Algumas unidades decidiram organizar festas, com danças e músicas típicas. Na capital paulista, a Escola Estadual Wilson Rachid, localizada no bairro Itaim Paulista, na Zona Leste, preparou a comemoração para a próxima sexta-feira, dia 21.
Confira algumas receitas da merenda junina:
Macarrão de festa junina
Ingredientes:
· 1 pacote de Macarrão Cozido (500g)
· 500g de carne com legumes ou milho
· Seleta de legumes
· Salsinha picada (¼ do maço)
· 1 cebola picada
· 3 dentes de alho picados
· ¼ de xícara de óleo de soja
· 2 tomates picados
· ½ pimentão picado
· Sal a gosto
Preparo:
Aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho e o pimentão. Coloque em seguida a carne e tempere com sal. Frite bem até que ela fique soltinha.
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 30 min
Quentão sem álcool
Ingredientes:
· 5 rodelas de gengibre
· 2 litros de água
· 1 ½ chá de açúcar
· 8 unidades de cravo em flor
· 2 unidades de canela em pau
Preparo:
Colocar o açúcar em uma panela e levar ao fogo baixo, mexendo até caramelizar. Adicionar a água (o caramelo estufa, parece que vai dar errado, mas dará certo), o gengibre, o cravo e a canela. Tampar a panela e deixar por cerca de 15 minutos após levantar fervura. Coar e servir quente (no copo americano). Se possível deixar descansar por algumas horas para apurar o sabor.
Rendimento: 20 porções (150 ml cada)
Tempo de preparo: 20 min
Tempo de cocção: 15 min
Doce de abóbora com coco
Ingredientes:
· 1 kg de abóbora, descascada e cortada em cubos
· 1/2 quilo de açúcar
· 2 pauzinhos de canela
· 6 cravos-da-índia
· 1/2 xícara de coco ralado
Preparo:
Numa panela grande, coloque a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a abóbora começar a soltar água e umedecer o açúcar. A partir daí, diminua o fogo e vá mexendo de vez em quando. Quando a abóbora tiver desmanchado e a calda tiver engrossado um pouco (leva de 35 a 45 minutos), junte o coco e deixe mais uns 10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e guarde em pote com tampa na geladeira.
Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 1h