A Eslovênia anunciou nesta quarta-feira que começou a construir uma cerca de arame farpado ao longo de sua fronteira com a Croácia para controlar o fluxo de imigrantes.
O primeiro-ministro do país, Miro Cerar, disse um dia antes que seu país espera que cerca de 30 mil novos imigrantes cheguem pela fronteira. Seu governo teme que se a vizinha Áustria restringir a entrada, o número de pessoas aumentaria, o que seria difícil demais para o país pequeno lidar com a situação.
“Se não agirmos a tempo, isso poderia causar uma catástrofe humanitária na Eslovênia”, disse Cerar. Segundo ele, a “barreira técnica” será utilizada para direcionar o fluxo de refugiados, não para fechar os 670 quilômetros de fronteira, como foi o caso na Hungria.
Cerca de 170 mil imigrantes cruzaram a Eslovênia desde meados de outubro, quando a Hungria fechou a sua fronteira com a Croácia.
O ministro do Interior, Vesna Györkös Žnidar, disse que essas medidas “não são populares, mas são necessárias”. Fonte: Associated Press.