Arcinoé Antonio Peixoto Faria, heraldista e professor, é o autor da bandeira do município de Guarulhos, instituída como um dos três símbolos da cidade apresenta as seguintes características:“Esquartejada em cruz, sendo os quartéis de azul constituídos por quatro faixas brancas carregadas sobre faixas vermelhas, dispostas duas a duas no sentido horizontal e vertical e que partem do vértice de um losango branco-central, onde o brasão municipal é aplicado”.
O esquartejamento em cruz, conforme a tradição heráldica portuguesa, simboliza o espírito cristão do povo de Guarulhos; o brasão central expressa o governo municipal, figurando como sede do município o losango onde é aplicado. As faixas representam o poder municipal que se expande a todos os quadrantes do território e os quartéis assim formados representam as propriedades rurais existentes no chão de Guarulhos.
As cores da bandeira da cidade identificam-se com as brasão, simbolizando, azul, justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura; o branco, simbolismo de paz, trabalho, amizade ,prosperidade e pureza; o vermelho, o amor pátrio, dedicação, audácia, desprendimento, valor, integridade e coragem.
Obedece o nosso lábaro, às dimensões oficiais adotadas para a bandeira nacional levando-se em consideração catorze módulos de altura por vinte módulos de comprimento do retângulo. Com hasteamento obrigatório às 8 horas de cada dia e arreamento às 18. Quando usada no período noturno deve permanecer iluminada. Para o seu hasteamento, observam-se as seguintes regras: quando hasteada em conjunto com a nacional e a estadual, ficará a nacional ao centro, a estadual à direita e a municipal à esquerda. Quando distendida sem mastro em rua, praça, entre edifícios ou portas, será postada ao comprido,com o lado maior do retângulo,em sentido horizontal e a coroa municipal voltada para cima.
Bibliografia:Repaginando a história –Símbolos da cidade
Autor:João Ranali
Bandeira do município instituída pela lei nº1679/71
Diogo é um dos fundadores da AAPAH, autor de dois livros Gritos Poéticos e Poesias Cotidianas, estudante de história na faculdades integradas de Ciências Humanas Saúde e Educação de Guarulhos.