Guarulhos apresenta um clima subtropical úmido, temperatura anual média de 19 graus. A vegetação primitiva é representada pela Mata Atlântica denominada Floresta da Cantareira. O Município participa da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo, que possui 23 parques e várias praças.
Com o crescimento desordenado da cidade, a vegetação foi desgastada, restando apenas algumas áreas remanescentes entre elas o Recanto Municipal da Árvore conhecido pela população como Bosque Maia. Fundado em 1972, onde havia uma granja de propriedade da Família do Dr. Renato Maia, médico paulistano.
É o maior parque urbano do município com aproximadamente 170m², sendo considerado o pulmão da cidade. Estima-se que aos finais de semana passam por ali cerca de 20 a 25 mil pessoas, que usufruem dos equipamentos oferecidos como: pista de corrida, pista de skate, quadras poliesportivas, academia popular, trilhas, área para observação de pássaros.
O parque abriga também o Centro de Educação Ambiental CEA onde se realizam exposições de arte, encontros sobre meio ambiente, o orquidário e a sede da Secretaria do Município do Meio Ambiente que é a responsável pela manutenção do local.
O Bosque Maia é tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos.
No mês de dezembro, durante as festas natalinas, o parque é totalmente decorado e iluminado, tornando atração turística, recebendo visitantes de todas as regiões do município.
Guia de Turismo, cofundadora da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.