Variedades

ESPAÇO AAPAH – Flamengo de Guarulhos faz 61 anos

No dia 23/05, no Ponto de Cultura AAPAH – Memória, Cidadania e Patrimônio, realizou-se o evento chamado “Rodas de História”, cujo objetivo é agrupar pessoas que viveram em pele e osso determinado fato para falar sobre ele, a partir de seus sentimentos e sua memória.  
 
Dentro da perspectiva do patrimônio imaterial, a AAPAH entende que o futebol é parte da identidade brasileira, sendo os times um reflexo disso, onde a paixão e a emoção ultrapassam o mero entretenimento e tornam-se parte essencial do que é ser brasileiro. Democrático como é, não vê cor, credo, etnia ou religião. No campo, vence o melhor, a bola é o juiz supremo. 
 
Eric Hobsbawn afirma em seu livro “A Era dos Extremos: “…e quem, tendo visto a seleção brasileira em seus dias de glória, negará sua pretensão à condição de arte?…”. 
 
Alias, em tempos de ditadura da beleza, onde a magreza esquelética é o norte, é simbólico que a Gorduchinha seja a mais desejada.   
 
Dentro da visão de que futebol também é cultura e arte, a AAPAH organizou a primeira Roda de História sobre a Associação Atlética Flamengo, mais conhecido como o Flamengo de Guarulhos. 
 
O clube surgiu no bairro do Jd. Tranquilidade, em 01/06/1954, onde se mantém até hoje, entre amigos que queriam jogar nos finais de semana. Conquistou muitos títulos na cidade, e hoje é um dos representantes do município no campeonato profissional de futebol, junto da A.D Guarulhos. É um dos times mais importantes da cidade, com uma história rica digna de muito orgulho. 
 
O evento foi mediado pelo poeta Diogo Carvalho e Adriano Silva, e filmado por Bruno Leite, todos da AAPAH.
Legenda da foto: A.A. Flamengo Tetra Campeão de Futebol Amador de Guarulhos em 1972, no Estadio Cicero Miranda.
 
Compareceram personagens importantes na vida do clube como Ednilson, da Torcida Uniformizada “Comando Rubro-Negro”e Silvestre, torcedores fanáticos do Corvo, que lutam cotidianamente para manter viva a chama do Flamengo. Para eles, o time representa suas vidas. 
 
Além deles, veio o Sr. Paulo, que vive o clube desde criança, e possui diversas histórias riquíssimas sobre o time, suas glórias e sua identificação com a população, extrapolando os limites municipais. Ele descreve o Flamengo como apaixonante, sendo mais que um time, um verdadeiro estado de espírito. 
 
Compareceu também Carlos, responsável pela comunicação do time, com uma visão moderna e atual sobre marketing esportivo. Externou diversas ideias e planos para a melhoria do time de forma bastante positiva e promissora. 
 
O bate-papo foi bem descontraído. Conversou-se sobre a história do Corvo, atual situação do futebol guarulhense, elitização do esporte, dentre outros assuntos correlatos.
 
A AAPAH organizará mais Rodas de História, com outros times que foram e são importantes no cenário futebolístico da cidade de Guarulhos, a fim de resgatar um cenário que já orgulhou muito os munícipes. Parabéns Associação Atlética Flamengo, aniversariante da semana.
 
 
Advogado, especialista em Direito do Entretenimento, Patrimônio Histórico e Cultura. É diretor-geral da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico e membro da Comissão de Direitos Culturais e Economia Criativa e do Jovem Advogado, da OAB/SP, e pai do Ariel
 

Posso ajudar?