Guarulhos, embora seja uma das maiores cidades brasileiras em população e atividade econômica, abriga em seu território um grande complexo de serras e morros.
Neste complexo, destaca-se a Serra da Cantareira, que ocupa o Noroeste do território Guarulhense, além da porção norte da capital paulista. Constituindo parte de uma grande área de mata Atlântica, a Serra da Cantareira é lar de uma rica biodiversidade, nascentes, mananciais e até mesmo, alguns patrimônios históricos.
O núcleo Cabuçu, principal unidade de conservação da Serra da Cantareira em Guarulhos, realiza importante trabalho de conservação do meio ambiente, com atividades de educação ambiental, manejo sustentável, conservação de mananciais (em especial a represa do Cabuçu, responsável pelo abastecimento público de algumas regiões da cidade) e atividades de lazer, como algumas trilhas. No núcleo também existe a barragem do rio Cabuçu, que foi a primeira barragem de concreto usinado do Brasil, trazendo em tona á época em que a cidade iniciava seu desenvolvimento urbanístico, no início do século XX.
Ainda que de extrema importância para a conservação dos recursos naturais Guarulhenses, o núcleo Cabuçu apresenta-se com uma das poucas unidades de conservação na cidade. É necessário, então, expandir a quantidade destas unidades, que preservem o patrimônio natural de Guarulhos, promovam a utilização e manejo sustentável da natureza, preservem os patrimônios históricos existentes e criem possibilidades da expansãoda atividade turística na cidade.
Pesquisador de recursos hídricos do município de Guarulhos. Estudante de Geografia e Meio Ambiente. Especial para o Espaço AAPAH.