Excelentíssima Presidenta Dilma, como sabemos que gosta de ser chamada. Tenho esperança de que esta carta chegue às suas mãos. Ela é um pedido sincero de um brasileiro que ama seu País e não suporta mais ver tantos desmazelos. Ao mesmo tempo, é uma sugestão para que a senhora passe de simples Presidenta do Brasil à condição de Estadista e heroína de nosso povo.
Um Estadista exerce sua liderança com sabedoria e sem limitações partidárias. Ele se preocupa com a próxima geração, diferente de um político, que se preocupa com a próxima eleição. Vou lhe pedir que enfrente a FIFA, o Comitê Brasileiro de Futebol, os inúmeros cartolas e corruptos que estão espalhados pelo País e cancele a Copa do Mundo no Brasil. Sim! Cancele a Copa.
Pegue estes bilhões que vamos gastar em estádios e superfaturamentos de todos os tipos e gaste na construção de hospitais, escolas, estradas e outras obras sociais. Os novos empregos gerados serão os mesmos, só que canalizados para outras obras. A Copa dura perto de um mês e depois se acaba. O sonho é muito curto para se gastar tanto, ao mesmo tempo em que nosso povo sofre doente indo de um hospital para outro sem encontrar médicos ou vagas.
Nossas crianças precisam de escolas e professores para uma vida toda e não de um mês de jogos de futebol. Nosso povo precisa de justiça e de uma razão para acreditar no País, precisa poder andar nas ruas com segurança, precisa de uma mão forte e de uma posição firme neste momento crítico. Nosso povo precisa de sua Presidenta. Não temos mais a quem apelar e a senhora é a nossa última esperança.
Excelentíssima Presidenta Dilma, ouça este apelo que é de milhões de brasileiros e assuma com coragem a decisão de mudar este País de uma vez por todas. A senhora será lembrada não por ter destruído o sonho de uma Copa, mas como aquela que construiu o sonho de um Brasil melhor para os brasileiros. Será lembrada como a heroína do povo, quem deu o mais importante passo para acabar com a corrupção no País e teve a coragem de bater de frente com esses ratos que andam roendo as nossas riquezas. Não estão roubando só dinheiro, mas principalmente o ânimo, a vida e a esperança de todo um povo. Excelentíssima Presidenta Dilma, a senhora tem nas mãos como mudar tudo e ditar as novas regras.
Esta não é uma carta irônica, acredite. É uma carta de boa fé, de quem quer aplaudi-la e gritar aos quatro ventos que o Brasil tem finalmente o comando de uma Estadista como nunca teve e com a coragem de dar um basta neste sistema que corrói a alma de nosso povo. Quero bater palmas e gritar seu nome nas ruas e explicar a todos porque faço isto. A senhora tem a chance. Não a desperdice, pelo amor aos brasileiros.
Sei que vai me perdoar se, em alguns trechos, falei indevidamente. Sei que vai entender que falei com o coração e não com a razão. Sei que vai entender que sou simplesmente um brasileiro que pede pelo seu País. Sei que vai pensar no assunto e espero que tome alguma decisão que a perpetuará no nosso coração. Pode ter a certeza de que nunca esqueceremos a mulher de fibra e princípios que um dia teve a coragem de enfrentar os poderosos a favor do povo.
Célio Pezza
Escritor com formação acadêmica em Química e Administração de Empresas.