Artigos

Espalha Fatos – Aguardando confirmação

Fortes rumores dão conta que o Ministério Público já teria se manifestado no processo que corre na Justiça, relativo à licitação que previa a nova reestruturação do transporte público em Guarulhos.


 


Tudo de novo


Ao que tudo indica, o MP deverá exigir que a Prefeitura realize um novo certame exclusivamente para as linhas alimentadoras, ou seja, somente para os transportadores alternativos. Uma nova licitação para as empresas de ônibus estaria descartada.


 


E agora?


Como fica a situação dos transportadores alternativos que já assinaram o contrato para a aquisição dos micro-ônibus? Essas pessoas estão garantidas no sistema se houver mesmo uma nova licitação? A categoria demonstra estar bastante desorientada.


 


Encurralados


A saída do Executivo deverá ser mesmo a edição de um novo decreto, caso contrário o fósforo estará sendo riscado. Depois disso a tendência é de que a nova licitação seja empurrada com a barriga. Não podemos esquecer que muitos “interesses” estão em jogo neste momento.


 


Agendada


O Governo do Estado estará realizando audiência pública em Guarulhos para falar sobre o Rodoanel. O evento deverá ocorrer no mês de dezembro. Enquanto isso o projeto que prevê a transformação do Cabuçu em APA – Área de Proteção Ambiental continua parado na Câmara aguardando pareceres das comissões. Com este documento a cidade poderia pleitear melhores compensações.


 


Não passou


A Prefeitura bem que tentou aprovar no Legislativo a criação de mais uma nova taxa para o contribuinte: a Contribuição de Melhorias. Entretanto o projeto foi rejeitado, apesar de 23 vereadores estarem presentes. Cinco votaram sim, doze não e foram seis abstenções.


 


Tô fora


Logo após esta votação, mais uma vez o vereador Lamé (PTdoB), secretário da mesa diretora, não desligou seu microfone e de novo deixou vazar sua fala com o vereador Edmilson Souza (PT), que foi ouvida pela TV Câmara: “O que houve Edmilson, erro de estratégia?” Para surpresa o petista respondeu: “Não sei … não acompanhei nada!”


 


Sonho meu


Foi aprovado na Câmara Municipal projeto de lei que prevê o desconto de 50% no IPTU para os proprietários de imóveis localizados nas vias onde são realizadas feiras livres. A proposta é do vereador Americano (PHS). Todos acreditam que o prefeito Almeida (PT) deverá vetar esta propositura.


 


Pardais


De acordo com o vereador Romildo Santos (PSDB), na próxima quarta-feira, dia 10 de novembro, vencerá o contrato emergencial firmado entre a Prefeitura e a empresa Serget, responsável pela implantação dos radares na cidade. Este contrato será renovado ou haverá licitação? A Justiça ainda analisa se o caso merece mesmo toda essa urgência.


 


Dando choque


Debates acirrados entre os vereadores Luiza Cordeiro (PCdoB) e Geraldo Celestino (PSDB) já são considerados normais pelos frequentadores da Câmara. Porém, de uns tempos pra cá, Luiza vem se estranhando também com a social cristã Helena Sena.


 


Posições diferentes


Em certo debate, Helena disse acreditar que as igrejas se tornaram muito abertas e receptivas para candidatos políticos em épocas de eleições: “Neste período a pessoa vira qualquer coisa. Neguinho vira igreja A, igreja B … e ainda se sente o máximo!”, disparou.


 


Vestiu a carapuça


Mesmo sem ter sido citada diretamente, Cordeiro respondeu dizendo que o local é público: “Vou onde me convidam. Não serei constrangida se eu entrar numa igreja evangélica. Cobro da senhora (Helena) um comportamento ecumênico tolerante. Temos o direito de ir e vir”, disparou.

Posso ajudar?