Saúde

Espanhol traz técnica inovadora de cirurgia maxilo facial a Guarulhos

Profissionais de saúde tiveram a oportunidade de conhecer uma técnica inovadora de correção das disfunções da ATM (articulação responsável pelo encaixe da mandíbula com os ossos do crânio e pelo movimento de abrir e fechar a boca).
O novo método foi apresentado pelo cirurgião espanholRafael Martín Granizo Lópes, consultor da Sociedade Europeia de Cirurgia Maxilo Facial, durante sua palestra no Hospital Municipal de Urgências (HMU), onde também operou dois pacientes.
 
"Benefícios da Atroscopia de ATM em pacientes com desarranjos internos da articulação têmporo mandibular" é o tema da palestra, na qual o especialista em cirurgia maxilo facial exibiu filmagens de suas intervenções cirúrgicas. Segundo Pérsio Bianchini, cirurgião buco maxilo do HMU e responsável pelo convite ao espanhol, a grande novidade da técnica de Rafael Martín Granizo Lópes consiste na possibilidade de fixar o disco articular da mandíbula sem a necessidade de cortes, com uma intervenção minimamente invasiva.
 
O procedimento é realizado com o aparelho chamado artroscópio, que é semelhante a um telescópio em miniatura e permite a visualização do conteúdo das ATMs, possibilitando ao profissional diagnosticar o problema e realizar os procedimentos cirúrgicos necessários. “É mais um avanço para o município, que vem inovando desde 2009, ao disponibilizar o tratamento das disfunções da ATM pelo SUS”, explicou a cirurgiã dentista Sílvia Ferreira de Souza, coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde.
 
Uma das articulações mais complexas do corpo humano, a ATM pode apresentar disfunções de simples a complexas, cujos sintomas podem variar de dores na cabeça, cliques ou sons articulares, limitação de movimentos da mandíbula e sensibilidade à apalpação de músculos mastigatórios e cervicais. Pesquisas epidemiológicas demonstram que mais de 50% da população apresenta pelo menos um ou mais desses sinais.
 
“Porém, esses números não se traduzem em necessidade de tratamento, uma vez que se estima que somente 3,6 a 7% dessas pessoas necessitam de algum tipo de intervenção, sendo a atroscopia uma delas”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal. Segundo ela, muitos problemas de ATM estão relacionados ao estilo de vida e hábitos pessoais.
 
“Por isso, é importante o diagnóstico por um profissional a fim de determinar as melhores opções de tratamento, bem como um acompanhamento adequado dos cuidados a serem tomados, desde simples planos de autocuidados até procedimentos cirúrgicos mais complexos”, esclarece.

Posso ajudar?