Desde que o GuarulhosWeb publicou, com exclusividade, que a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, havia contratado por R$ 9,5 milhões uma empresa para espantar pombos das escolas da cidade, o tema ganhou as ruas. Virou polêmica no meio político, junto aos servidores públicos e tomou conta das redes sociais.
De um lado, o responsável pela Pasta, o professor Moacir de Souza, homem de confiança do prefeito Sebastião Almeida (PT), defendendo com unhas e dentes o contrato que beneficia o Consórcio Robotx-Monte Azul como forma de afastar os pombos das crianças que estudam nas escolas municipais. Do outro, estão vereadores de oposição, assim como a população em geral, que consideram um absurdo gastar tanto dinheiro com um sistema eletromagnético, que serve apenas para espantar as aves das unidades de ensino, já que elas podem migrar para qualquer lugar, como unidades de saúde e casas dos próprios alunos.
O GuarulhosWeb teve acesso esta semana ao contrato completo fechado entre a Prefeitura e a Robotx-Monte Azul, um consórcio formado por duas empresas de pequeno porte, que se uniram somente após vencerem a licitação, realizada dois dias antes do Natal de 2014 por meio de pregão eletrônico que definiu fornecedora do serviço ao município. Desde 14 de maio, quando o GuarulhosWeb Impresso trouxe o assunto, uma série de questões foram levantadas e diversas reportagens publicadas.
No entanto, poucas respostas foram dadas. Mas todas elas podem ser lidas no www.guarulhosweb.com.br, inclusive declarações do secretário Moacir de Souza e de sua assessoria, que sempre foram ouvidas. Nesta reportagem, detalhes extraídos do contrato, que inclui desde o levantamento de propostas até a contratação, revelam como a Prefeitura de Guarulhos irá desembolsar exatos R$ 9.438.700,00 para mandar os pombos voarem de um lado para o outro da cidade.