Guimarães Rosa soube lidar como um gênio com os mistérios labirínticos do ser humano. Não somente os da vida real, mas os pensados para tecer o caráter de suas crias. Assim foram geridos Riobaldo e Diadorim. O primeiro, homem de sensibilidade árida e poética; o segundo, que vira sua paixão dilemática, mulher de corpo, mas homem de alma e feição.
Os dois complexos personagens e o sentimento nebuloso que paira entre eles renascem em Sertão: Veredas, especial homônimo da obra máxima do autor mineiro, que a TV Cultura exibe hoje, às 23h45, na faixa Cultura Documentários.
O vídeo é um misto de ficção e documentário. Na parte dramatúrgica, os atores Odilon Esteves e Sílvia Lourenço encarnam, respectivamente, os jagunços Riobaldo e Diadorim. E interpretam em cenários que reconstroem trechos do livro a trajetória da ambígua amizade dos protagonistas.
O trecho documental desnuda tanto o universo literário de Guimarães Rosa quanto o de seu livro. Entre os entrevistados estão José Miguel Wisnik, Tom Zé, Paulo Freire e Mário Chamie, que faleceu no último domingo, dia 3. A direção é de Willy Biondani.
Ficha Técnica
Gênero: Documentário / Ficção
Diretor: Willy Biondani
Ano: 2008
Elenco: Odilon Esteves e Sílvia Lourenço
País de origem: Brasil
Duração: 47 minutos
Colorido
Classificação indicativa: 16 anos