Cidades

Especialista debate impactos ambientais de aviões ao município de Guarulhos

Aviador civil aposentado, com de 23 mil horas de vôo em diversas aeronaves comerciais no currículo, Lourival Honorato foi convidado pela Câmara de Guarulhos, por meio do Núcleo Estratégico da Presidência e da Câmara Temática de Pesquisa e Proposições-CPTT Meio Ambiente, para apresentar na tarde desta quinta-feira (25), no Legislativo, a palestra “Os impactos da aviação civil no meio ambiente: análise com foco no município de Guarulhos”.

Honorato preparou sua apresentação com o objetivo de contribuir com a discussão de políticas compensatórias pelos danos ambientais causados pelo aeroporto em Cumbica. “Havia um projeto de Lei tramitando na Câmara que criava uma taxa nas passagens aéreas por conta da poluição provocada pelas aeronaves, algo sem sentido, recaía no passageiro e não levava em conta que os aviões de carga só contam com a tripulação”, afirmou.

Na verdade, o projeto de lei, que ainda tramita na Câmara Municipal, nunca sugeriu que a cobrança da taxa fosse feita para os passageiros, mas sim das empresas aéreas, exatamente conforme sugere

O especialista discorreu sobre os tipos de avião de grande porte e o consumo de combustível ainda em terra, na decolagem, durante o voo e na aterrisagem. Falou ainda sobre as características topográficas de Guarulhos, envolvida pela Serra da Cantareira. “O município está em um local que dificulta a dissipação da poluição gerada pelas aeronaves, e essa situação pode gerar uma série de doenças respiratórias e até câncer”, frisou Honorato.

Em muitos países da Europa existem normas que buscam compensar os danos causados pelo tráfego aéreo. “Aqui no Brasil não existe nada a esse respeito”, lamentou Honorato. “Poderíamos discutir, por exemplo, o pagamento de taxas pelas companhias aéreas direcionado à construção de hospitais especializados em doenças respiratórias, por exemplo, mas alguma coisa precisa ser feita”, acrescentou.

Devanildo Damião, coordenador de projetos estratégicos do Legislativo guarulhense, presidiu a mesa de trabalhos, que contou ainda com Waldir Pires, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, e Gilmar Godoy, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guarulhos. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara Guarulhos, por seus canais no YouTube (https://www.youtube.com/tvcamaraguarulhos) e no Facebook.(https://www.facebook.com/camaraguarulhos). Para quem não pôde acompanhar, o programa está disponível nas redes sociais da Casa.

Posso ajudar?