A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta segunda-feira (15) a segunda edição do curso Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Ferramentas Tecnológicas para Planejar Políticas Públicas para 30 funcionários de diversas secretarias no Adamastor. A aula inaugural ficou a cargo da arquiteta e urbanista Nina Orlow, que coordena o Movimento Nacional pelos ODS no Estado de São Paulo.
Os ODS resultam de um acordo de 2015 firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com 193 países cujo objetivo é promover ações e metas tendo em vista o desenvolvimento para a sustentabilidade em escala global até 2030 (Agenda 2030).
De acordo com o secretário municipal de Gestão, Adam Kubo, a ideia é oferecer aos servidores princípios, conhecimentos e algumas ferramentas tecnológicas para auxílio e aplicação de conceitos da Agenda 2030 no planejamento e no acompanhamento de políticas públicas para a cidade.
“A importância do desenvolvimento sustentável tem crescido no nosso município, no país e no mundo, sendo cada vez mais solicitado pelos tribunais de contas e não apenas pela rede de fomento à sustentabilidade. Com isso é fundamental que olhemos para a Agenda 2030 e nos adequemos para adotar as metas e indicadores que possam ajudar nosso município a atingir os ODS em nível local”, disse o diretor de Modernização Administrativa da Secretaria de Gestão, Giuliano Rainatto.
Nina Orlow destacou que a sustentabilidade só é possível com a integração entre os governos federal, estadual e municipal, a sociedade civil e a ONU e suas agências e acordos internacionais. “A missão é não deixar ninguém para trás, envolver todos e colocar o movimento da Agenda 2030 em prática. Cada Objetivo do Desenvolvimento Sustentável tem metas definidas e indicadores de avaliação, cabendo ao poder público fazer levantamentos e diagnósticos, os quais servirão de subsídios para o planejamento integrado e para sabermos que estamos avançando”, afirmou a urbanista.
A assistente social e servidora da Prefeitura Silvia Rosana dos Santos coordena o projeto de horta da UBS Carmela há quatro anos. “Estou fazendo o curso para ampliar meus conhecimentos sobre os ODS e buscar demonstrar a sua conexão com o trabalho que desenvolvemos na horta. Dentro da unidade de saúde, a horta traz inúmeros benefícios tanto na educação ambiental quanto na alimentar, possibilitando o resgate e a valorização do cultivo de plantas alimentícias, medicinais e ornamentais e também o fortalecimento de vínculos da comunidade entre si e com a UBS”, disse.
O curso desta segunda-feira foi coordenado pelo Departamento de Modernização Administrativa, por meio da Escola de Administração Pública de Guarulhos (Esap), que integra a Secretaria de Gestão.