Cidades

Especialista em finanças explica as novas regras e dá dicas aos usuários do Cheque Especial

De acordo com o Banco Central*, no final do ano passado, a modalidade...

De acordo com o Banco Central*, no final do ano passado, a modalidade de cheque especial sofreu algumas alterações em sua estrutura que já estão valendo em 2020. Pensando em orientar a população sobre as mudanças, Gilson Mesquita, docente da área de gestão e negócios do Senac Guarulhos, explica e dá dicas práticas sobre o assunto, para auxiliar quem pensa em utilizar ou já utilizou esse tipo de crédito pessoal.

 

Entenda as principais mudanças

“Agora, os bancos podem cobrar no máximo 8% de juros ao mês, ao contrário do limite anterior, que era de 12%. Contudo, para valores acima de R$ 500, pode ser cobrada também uma taxa de até 0,25% sobre o valor.

 

As mudanças entraram em vigor no mês de janeiro deste ano, aplicando-se, por enquanto, somente aos novos clientes dos bancos e pessoas que nunca usaram o cheque especial. Por outro lado, os já clientes e usuários da modalidade ainda estão dentro do regime anterior. Somente a partir de junho, as novidades se aplicarão a eles também.”

 

Pague tudo assim que puder

“Após 30 dias, se a dívida não for paga, a pessoa será obrigada a fazer um empréstimo para quitá-la. Portanto, pague o mais rapidamente possível e fuja das dívidas “bola-de-neve”, que, com o tempo ficam muito difíceis de pagar.”

 

Evite usar o Cheque Especial

“Dentre as opções de crédito disponíveis no mercado, essa ainda é uma das mais caras. Por isso, só deve ser utilizada em casos de emergência. Se planeje financeiramente e evite ao máximo recorrer ao cheque especial. Para quem deseja manter a organização financeira, o Senac Guarulhos oferece diversos cursos livres na área de finanças que podem colaborar com esse objetivo.”

 

Negocie as dívidas em um só lugar

“No caso de quem já está com muitas dívidas, inclusive com cheque especial, a recomendação é somar todo o valor e negociar em um só lugar. No caso de quem trabalha em empresas que disponibilizam uma cooperativa de crédito aos funcionários, essa será a melhor opção. Em seguida, corte todos os gastos possíveis e poupe ao máximo até que tudo esteja pago.”

 

Senac Guarulhos

Endereço: Rua Luiz Faccini, 132 – Guarulhos/SP

Informações: www.sp.senac.br/guarulhos

Posso ajudar?