Após três meses do início da operação com cobrança de vagas de zona azul em Guarulhos, com a gestão do estacionamento rotativo na cidade, fizemos uma entrevista com Fabricio Naue, diretor da Estacionamento Digital, empresa parte da vertical de Smart Cities da multinacional brasileira Valid, para esclarecer dúvidas que ainda possam existir por parte dos usuários.
PERGUNTA: Quantas vagas de zona azul estão disponibilizadas para a cidade de Guarulhos?
Fabricio: A empresa tem feito a administração e gerenciamento do estacionamento rotativo eletrônico da cidade, que conta com 2.994 vagas por regiões da cidade, sendo 91% das vagas para o sistema chamado operacional normal, 5% destinadas aos idosos, 2% as pessoas deficientes e 2% para as motos.
PERGUNTA: A Área Azul foi implantada no centro? Ou em apenas algumas vias específicas?
Fabricio: Para facilitar a vida dos motoristas, a zona azul foi implantada em algumas regiões da cidade e distribuídas da seguinte forma: 1.743 na região central, 733 na região do Bosque Maia, 215 no Macedo, 170 na Vila Galvão e 133 no Bom Clima.
PERGUNTA: E qual os horários de funcionamento?
Fabricio: O controle de rotativo é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h. O sistema Estacionamento Digital está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para realizar consultas, manutenções no cadastro e ainda para compra de créditos.
PERGUNTA: Como é feita a cobrança?
Fabricio: As tarifas são cobradas por períodos. Para os carros: 30 minutos (R$ 1,75), 1 hora (R$ 3,50) ou 2 horas (R$ 7,00), e para os veículos de carga e descarga: 30 minutos (R$ 3,00), 1 hora (R$ 6,00) ou 2 horas (R$ 12,00). Lembrando que o tempo de máximo de permanência é de 2 horas na vaga.
PERGUNTA: Quais são as modalidades de cobrança da tarifa em Guarulhos?
Fabricio: Este serviço é totalmente digital e os usuários podem escolher a forma de utilizar o estacionamento rotativo. A opção mais simples, e 100% online, é pelos canais da Estacionamento Digital: site (www.estacionamentodigital.com.br) e aplicativo, disponível para Android e iPhone. O processo é simples: basta efetuar o cadastro, comprar créditos e começar a usar para pagar pela Área Azul.
Há ainda a opção de compra avulsa de tickets diretamente com os monitores da Estacionamento Digital que estão circulando pelas ruas da cidade e nos Postos de Vendas no próprio comércio na região da zona azul. As formas de pagamento são cartões pré-pagos, cartões de crédito e debito e dinheiro em espécie. A novidade é o pagamento com PIX, que tem agilizado ainda mais a vida dos usuários.
PERGUNTA: Qual o procedimento de pagamento via aplicativo?
Fabricio: O pagamento no app pode ser feito com cartão de crédito, débito e PIX, que são compensados na hora ou através de boleto, e a liberação dos créditos vai depender da compensação do pagamento.
PERGUNTA: Pode destacar as vantagens/benefícios de utilizar a zona azul pelo aplicativo?
Fabricio: Os benefícios para os usuários ao usar o formato digital para pagar a zona azul são muitos, entre eles agilidade, segurança e controle total sobre pagamentos. Além disso, a vantagem de utilizar o aplicativo é contar com o sistema de lembretes para receber alertas, que notifica o usuário alguns minutos antes de se esgotar o tempo de estacionamento, permitindo a renovação do período (de acordo com as regras de renovação de cada tipo de vaga). Também há a possibilidade de consultar históricos e regularizar notificações, tudo de forma simples e prática.
PERGUNTA: Quantos monitores atuam diretamente em Guarulhos auxiliando a população?
Fabricio: Temos 40 monitores treinados e capacitados circulando pelas ruas que fazem parte do perímetro da Área Azul para auxiliar a população.
PERGUNTA: Como reconhecer os monitores nas ruas?
Fabricio: Os monitores da Estacionamento Digital circulam pelas ruas devidamente identificados com crachás e uniformizados.
PERGUNTA: Se algum usuário tiver dificuldade para estacionar na zona azul, o que deve fazer?
Fabricio: Em caso de dúvida, o motorista pode se dirigir a um de nossos monitores, que estarão nas principais vias da cidade, ou ainda, pode ir diretamente a Central de Atendimento da empresa.
PERGUNTA: Quais os canais para falar com a Estacionamento Digital?
Fabricio: A empresa mantém vários canais de atendimento disponíveis para os usuários, seja pelo site www.estacionamentodigital.com.br/fale-conosco , pelo aplicativo e/ou por e-mail [email protected]
Para atendimento presencial, a empresa conta ainda com um Centro de Atendimento situado à Rua Túlio Brancaleoni, 104 – , com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.
PERGUNTA: Veículos estacionados na zona azul estarão cobertos por seguro em caso de furto ou danos acidentais?
Fabricio: Não. O estacionamento rotativo é um serviço em área pública e aberta. O papel da Estacionamento Digital é organizar e fiscalizar o espaço concedido para a democratização do uso de espaço publico.
PERGUNTA: Para finalizar, deixe suas considerações
Fabricio: A Estacionamento Digital é parte da vertical de Smart Cities da multinacional brasileira Valid, especializada em identificação. Atualmente a empresa é responsável pela gestão da Zona Azul em aproximadamente 27 cidades em vários estados do País. Em São Paulo estamos em Cajatí, Guaratinguetá, Ibiúna, Itanhaém, Lorena, Registro, além de Guarulhos.
Nossa proposta com a implantação do serviço de zona azul visa modernizar o sistema de estacionamento rotativo com tecnologia de identificação de irregularidades ou infrações, informações em tempo real aos motoristas sobre vagas disponíveis para estacionar, além do gerenciamento da forma de pagamento.
Temos a certeza que com o estacionamento rotativo na cidade de Guarulhos haverá uma melhor utilização do espaço público, tornando mais justo e democrático o uso das vagas pelo centro da cidade, além de possibilitar o desenvolvimento econômico do comércio local.
Agradeço a oportunidade e deixo nosso site para mais informações: www.estacionamentodigital.com.br