Na próxima sexta-feira, 24 de novembro, acontece no Brasil a Black Friday, data criada originalmente nos Estados Unidos e adotada por outros países na qual o mercado de varejo oferece descontos nos mais diversos produtos, com o objetivo de atrair o consumidor e, assim, aumentar as vendas.
Na ocasião, os lojistas anunciam produtos com preço reduzido e os consumidores aproveitam a oportunidade para comprar itens de desejo, fazendo certa economia. Na Internet, o número de transações de compra e venda crescem muito na data e, por isso, os mais desatentos podem cair em golpes cibernéticos – que também aumentam nessa época.
Para aproveitar a liquidação sem prejuízos, Pedro Luiz Holuboski Junior, docente da área de tecnologia da informação do Senac Guarulhos, oferece algumas dicas para orientar os compradores do varejo online especialmente durante a Black Friday.
Expectativa x realidade
“Desconfie de sites novos, com preços muito abaixo da concorrência e fora da realidade. O período é de promoções, não existe mágica”, alerta o especialista.
A metade do dobro
“Infelizmente alguns lojistas podem aumentar os preços dos produtos dias antes da Black Friday para reduzir durante a data e simular grandes descontos. Há sites como o Buscapé que mostram um gráfico de preços daquele produto em um determinado período, por aí é possível fazer a comparação”.
Caçando as melhores ofertas
“Uma boa dica para aproveitar as melhores ofertas é fazer o cadastro de seu e-mail em alguns sites para receber as ofertas dos produtos antecipadamente. Também é possível conhecer os maiores participantes no site www.blackfriday.com.br e comparar os preços em sites como www.zoom.com.br e o www.buscape.com.br. Use o navegador de forma privada, a prática inibe a ação de robôs que mostram propagandas de produtos sobre os quais você já pesquisou em alguma vez, podendo influenciar o resultado final da pesquisa. Usando esse método, os resultados apresentados aparecem como se você estivesse pesquisado pela primeira vez”.
As vantagens das compras on-line
“A principal vantagem de se comprar na internet é a comodidade, além de sempre ter preços mais baratos em relação ao valor dos itens nas lojas físicas. Vale lembrar que, em dias especiais como a Black Friday, os estabelecimentos costumam ficar cheios e as filas são longas”.
Confiança
“Ao realizar uma compra, é extremamente importante saber da procedência do site. Faça uma pesquisa rápida sobre a reputação da empresa. Para isso, o consumidor pode consultar o www.reclamaqui.com.br e verificar se há reclamações. Antes de realizar compras de anúncios enviados para seu e-mail, observe atentamente o material recebido, ligue para a loja ou pesquise sobre a promoção na internet. Isto porque alguns anúncios são iscas para pegar consumidores desatentos. Ao clicar na mensagem, o comprador é direcionado para um site falso que pode instalar programas e vírus que roubam remotamente os dados do usuário”.
Segurança Virtual
“Verifique se o site que está visitando é verdadeiro, observando as barras de endereços e status do seu navegador de Internet. Procure por um cadeado, que fica ao lado do endereço do site. Mantenha seu antivírus sempre atualizado. Lembre-se de acessar o navegador de forma privada, desta maneira o site não guarda os cookies no aparelho, dificultando o acesso de programas maliciosos que roubam dados.
Alguns bancos ou operadoras de cartão de crédito já oferecem um número de cartão temporário especialmente para realizar compras pela internet de forma segura, dificultando a clonagem de cartões e fraudes bancárias. Solicite informações junto às instituições financeiras das quais você é cliente”.