Educação

Especialização para professores: MEC oferta cursos em educação profissional e tecnológica

Vagas serão destinadas para professores de redes estaduais de todo o país

Professores de redes estaduais de todo o país poderão realizar o curso de especialização lato sensu em docência para a educação profissional e tecnológica, oferecido pelo MEC. Para viabilizar a oferta, as redes estaduais precisam aderir à iniciativa até o dia 14 de agosto. Após, cada rede receberá uma parcela do total de vagas e deverá selecionar os professores de suas escolas para cursarem a especialização.

Serão ofertadas 4.320 vagas e, segundo o MEC, “a oferta do curso visa atender a uma necessidade de formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica”. As aulas devem começar no segundo semestre deste ano dentro do Programa Novos Caminhos.

A necessidade de viabilizar os cursos foi apontada, pelo MEC, em um diagnóstico realizado pelo Ministério, que buscou avaliar a implementação do itinerário da formação técnica e profissional. O assunto foi tema de eventos realizados pela pasta em dezembro de 2019 e em março de 2020, que reuniram coordenadores de educação profissional e tecnológica de todos os estados.

Programa Novos Caminhos

Lançado em outubro de 2019, o Programa Novos Caminhos é uma das estratégias do Ministério da Educação para a educação profissional e tecnológica. O programa prevê a oferta de 40 mil vagas em cursos de complementação pedagógica, atualização tecnológica e/ou especialização para professores das redes públicas até 2022.

Posso ajudar?