No Oscar deste ano, muitos viram na premiação de "O Artista" uma mensagem de que Hollywood está com saudades do passado. Olhando mais criticamente, isso se traduz em falta de criatividade. Pois quem defende tal ponto de vista terá neste "Espelho, Espelho Meu" um bom argumento. Não pelo filme em si, mas pelo fato do longa chegar aos cinemas menos de dois meses antes de "Branca de Neve e o Caçador", que também adapta o conto dos irmãos Grimm.
Enquanto a produção ainda por vir, no entanto, transforma a história infantil em algo que lembra "O Senhor dos Anéis", a intenção do diretor Tarsem Singh (de "Imortais" e "A Cela") aqui é dar um tom mais bem humorado à trama. A começar pela rainha má, interpretada por Julia Roberts (de "Uma Linda Mulher"). Deixando de lado o tom sombrio que o desenho da Disney, por exemplo, trazia, a atriz parece se divertir bastante interpretando a vilã, inclusive com um certo humor pela sua figura de "namoradinha da América". No enredo, ela mata o marido (Sean Bean da série "Game Of Thrones") e começa a colocar o reino em problemas de todo tipo, inclusive financeiros. No melhor estilo de megera de meia idade que só se interessa por si mesma, ela decide se casar com o Príncipe Alcott (Armie Hammer, de "A Rede Social") para salvar seus luxos. Em seu caminho, a princesa Branca de Neve (Lily Collins, de "Sem Saída") que, de acordo com o espelho mágico, é a única no reino mais bela do que a governante. Sobra então para Brighton (Nathan Lane, de "Os Produtores"), o servo/capacho, a tarefa de fazer a princesa se perder na floresta para que o casamento se realize. Ou seja, a disputa entre as duas "mais belas do reino" aqui é pelo príncipe, e não pela beleza em si, além do fato de a ganância da vilã ganhar contornos mais monetários.
Uma vez perdida, Branca de Neve acaba se encontrando com os sete anões que vivem lá e não têm grande simpatia pela Rainha. Juntos, eles criam um grupo de ladrões que, de uma forma similar a Robin Hood, desafia o poder da Rainha e tentará impedir o casamento com o príncipe. E, para quem havia se acostumado com a frágil e ingênua princesa, aqui a heroína empunha espadas e arcos na hora de se defender.
Espelho, Espelho Meu (Mirror Mirror) – EUA, 2012. Comédia/Fantasia. Direção de Tarsem Singh. Com Tarsem Singh Julia Roberts, Lily Collins, Armie Hammer, Sean Bean, Nathan Lane, Mare Winningham, Michael Lerner, Robert Emms, Martin Klebba, Danny Woodburn, Mark Povinelli, Joe Gnoffo, Jordan Prentice, Sebastian Saraceno, Ronald Lee Clark. Classificação Livre.