Cidades

Esperança por emprego faz centenas dormirem na calçada em fila por qualificação

Centenas de pessoas passaram a noite em frente ao Teatro Adamastor, no Macedo, com o objetivo de conseguir uma vaga para o programa de formação profissional “Bolsa Trabalho”. A distribuição de senhas começou às 8h30 desta sexta-feira, 05/04, porém, a fila começou a se formar no fim da tarde de quinta.
 
Os portões para a seleção foram fechados às 9h30. Funcionários da Prefeitura fizeram uma força-tarefa para atender a demanda que ultrapassou as expectativas. Mais do que as 350 senhas previstas foram distribuídas. As pessoas que procuraram pelas vagas foram acomodadas dentro do estacionamento do Teatro Adamastor e passaram por uma triagem. No final, segundo balanço divulgado pela administração municipal, mais de duas mil inscrições foram realizadas. 
 
Desempregado há um ano, Marco Antônio Clemente, de 50 anos, disse ao GuarulhosWeb que trabalhava como vigilante. Após perder o emprego passou a distribuir currículos e foi informado pelo irmão sobre o programa Bolsa Trabalho. Ele chegou ao Teatro Adamastor às 22h30 de quinta, dormiu na fila e levou bolachas para se alimentar. Questionado sobre o que espera da saga, soltou um seco “esperança”. 
 
Mais cedo, às 21h, Rosangela Justino já estava na fila. “Este certificado é importante pra mim. Eu só trabalhei em casa de família e com o certificado que eu vou receber eu posso colocar no currículo e conseguir um emprego melhor”, explicou. 
 
Por volta das 6h, Cleidiane da Silva, de 32 anos, chegou ao Adamastor com o filho. A dona de casa conseguiu passar pela triagem e estava animada com a oportunidade. “Já vi as vagas e vou me cadastrar, espero conseguir fazer o curso e trabalhar depois”, contou. 
 
Algumas pessoas procuraram o local acreditando ser uma pré-seleção para vagas de emprego. É o caso de Jaqueline Rodrigues, de 23 anos, que aguardava do lado de fora do teatro. “Eu cheguei a pegar a senha e fui informada que não tenho o perfil para a vaga. Estou desempregada há seis meses e procuro por emprego, não um curso profissionalizante”.
 
 
O cadastro realizado nesta sexta-feira não garante a vaga. A lista de selecionados será disponibilizada no dia 17/04 no site da Prefeitura e serão fixados nas dependências do Adamastor. 
 
Cadastro
Como apareceram bem mais do que os 350 previstos, a Prefeitura aproveitou para cadastrar que estava com os documentos em mãos no Ciet, para acompanhamento de eventuais novas oportunidades de recolocação.
 
Os cursos ofertados são: jardineiro e pequenos reparos domésticos, cada um com 55 vagas disponíveis. Durante o curso, que tem duração de seis meses, os alunos participam de aulas de formação profissional durante um dia da semana e nos outros quatro participam de atividades de formação prática em algumas secretarias municipais. Como benefício, os participantes têm direito a bolsa-auxílio (meio salário mínimo por mês), vale-alimentação (R$ 140 por mês), vale-transporte (R$ 9,40 por dia) e seguro de vida.
 

Posso ajudar?