O espetáculo O Afiador de Facas dá início ao 3º Festival de Ópera de Guarulhos com a apresentação da Orquestra GRU Sinfônica no dia 23 de agosto, sexta, às 20h, no Teatro Padre Bento (Rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade). Os ingressos gratuitos para o espetáculo já estão disponíveis no site da Orquestra de Guarulhos.
O Afiador de Facas tem direção cênica de André Cruz e direção musical de Luiz Gustavo Petri. A apresentação conta com a participação dos solistas Isabela Mestriner, Ana Lucia Benedetti, Anderson Barbosa e Marcos Pinafo.
No Brasil, 2022 foi marcado no âmbito da música de concerto e da ópera pela realização do FB-ODM, o primeiro concurso de composição de ópera, uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. A grande vencedora na ocasião foi a ópera Afiador de Facas, do jovem paulistano Piero Schochauer.
Neste ano, as orquestras sinfônicas de Guarulhos, Santo André, Santos e a Companhia Minaz de Ribeirão Preto se associaram na montagem da obra vencedora. Trata-se de uma produção única que circula pelas quatro cidades, com o mesmo elenco, uma mesma direção cênica e uma mesma direção musical.
Através tanto do concurso quanto do espetáculo que será apresentado neste mês de agosto, o setor se mostra cada vez mais unido e ativo. O segundo semestre tem ainda a realização de dois encontros entre artistas do segmento, um dedicado às orquestras no mês de setembro, Orquestras em Pauta, outro dedicado à arte lírica, Ópera en Pauta, em outubro.
Piero Schlochauer é formado em composição, tendo realizado seus estudos na Universidade Estadual Paulista (UNESP), e na Faculdade Santa Marcelina (FASM). Em 2020, recebeu uma encomenda do Festival Amazonas de Ópera, e sua ópera “moto-contínuo” estreou em junho de 2021.
Trabalha como compositor para cinema e teatro, e assinou a assistência de direção para diretores como Pablo Maritano, Wouter van Looy e Fernanda Vianna em montagens como Der Rosenkavalier, O Castelo de Barba Azul, Ariadne Auf Naxos, e Blue Monday em diversos teatros brasileiros. Foi nomeado como um dos artistas para se acompanhar em 2023 em seleção do Jornal Estadão, e indicado para prêmio de Jovem Talento de 2022 pela revista Concerto.
A Companhia Minaz, responsável pela produção, foi fundada em 1990 para formar público e novos profissionais para a música vocal em cidades do interior de São Paulo, e é um dos grupos mais ativos do cenário lírico nacional, tendo estabelecido ao longo do tempo inúmeras parcerias com artistas de destaque do segmento.