Na próxima sexta-feira, 10, a peça "Torquemada – 17 balas" chega à Guarulhos após temporada de sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro. O enredo prega que a opressão nos dias de hoje nas periferias é reflexo da impunidade dos "anos de chumbo" e um resquício de uma forma de pensamento presente desde os tempos de Tomás de Torquemada, o mais cruel inquisidor da Espanha, na Idade Média.
O espetáculo é uma releitura do texto "Torquemada", de Augusto Boal, e utiliza técnicas do Teatro Fórum para dar ao público a oportunidade de discutir a temática, sair de seu papel de espectador e entrar em cena para transformar a realidade apresentada.
Programada para ser encenada no dia 17 de julho, a peça teve de ser remarcada por interdição do teatro após confronto entre policiais e estudantes, no Campus da Unifesp.
A montagem faz parte do projeto "Torquemada: Resgatando Memórias da Opressão do Passado ao Presente" que também traz oficinas de Teatro Fórum e mobilização nas redes sociais. Em Guarulhos, a oficina acontecerá no dia 11 de agosto, das 13h às 19h. Por meio de jogos teatrais, o encontro gera um espaço de reflexão sobre o papel das pessoas na sociedade na preservação da memória sobre o regime militar brasileiro, no combate à violência dos agentes do Estado nos dias atuais e na mobilização para transformação.
O projeto é resultado de parceria entre o GTO da Garoa (Grupo de Teatro do Oprimido de São Paulo) e a ONG Mudança de Cena e tem o financiamento da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça através do Projeto Marcas da Memória.
Serviço
Torquemada – 17 Balas
Apresentação: 10 de agosto, às 19h
Entrada gratuita
Local: Teatro Adamastor Pimentas
Estrada do Caminho Velho, 333, Bairro dos Pimentas – Guarulhos
Telefone: 6496 8512
Capacidade: 733 lugares
Classificação: Maiores de 12 anos
Oficina
Data: 11 de agosto, das 13h às 19h
Local: CEU Pimentas
Estrada Caminho Velho, 351 – Bairro dos Pimentas – Guarulhos
30 vagas
Inscrições e informações: [email protected]
Entrada Franca
Recomendado para maiores de 12 anos