O esquiador brasileiro Lucas Pinheiro Braathen conquistou, neste domingo (16), a primeira vitória do Brasil na história da Copa do Mundo de esqui alpino. O feito ocorreu na prova de abertura da temporada, em Levi, na Finlândia.
Nascido na Noruega, mas filho de mãe brasileira, Lucas, de 25 anos, teve grande performance na prova de slalom. Braathen, que trocou a bandeira da Noruega pela brasileira no ano passado, terminou a primeira descida com 0s41 de vantagem e confirmou o resultado na segunda prova, assegurando o topo do pódio sem erros.
Com sua performance, Braathen foi capaz de superar o francês e campeão mundial e olímpico Clément Noel, que ficou em segundo, 0s31 atrás do brasileiro. A torcida local no resort do Círculo Polar Ártico também fez festa com o terceiro lugar do finlandês Eduard Hallberg.
Prêmio inusitado
Como recompensa pela grande performance, Lucas recebeu uma rena de presente diretamente das mãos do Papai Noel quando subiu ao pódio. A entrega do animal, típico da região, faz parte de uma tradição da competição.
Lucas revelou que a jovem rena se chamará Bjorn, o mesmo nome de seu pai, quem o brasileiro apontou como grande incentivador da carreira. Agora, o animal viverá em uma fazenda local. Além do presente inusitado, o brasileiro também recebeu cerca de R$ 300 mil, além do troféu da competição, também em formato de rena.
O atleta expressou a emoção da conquista, que considerou muito mais pessoal. “Essa vitória é muito mais pessoal do que uma vitória para o atleta que sou. É uma vitória para mim, para mim mesma, para as escolhas que fiz e para o propósito que tenho”, disse Lucas.
Para o esquiador, ouvir o hino nacional brasileiro em uma pista de esqui ao norte do Círculo Polar Ártico foi uma experiência inesquecível. “Não consigo descrever o que estou sentindo”, começou.
Agora, o brasileiro segue nas preparações para as Olimpíadas de Inverno, que começam no dia 06 de fevereiro, competição onde desponta como favorito para trazer a primeira medalha de inverno ao país.


