Variedades

Essências são tão antigas como o descobrimento do fogo pelo homem

A origem do perfume e das essências chegaram junto com a descoberta de como fazer fogo pelo homem. Nosso antepassado distante percebeu que alguns arbustos e resinas quando queimados emanavam um intenso e agradável aroma. 
 
Na Antiguidade um perfumista era considerado um encantador, que conhecia e usava a Alquimia para criar incensos sagrados capazes de elevar o espírito, ligando a psique humana ao poder divino. À medida que cura e religião estavam interligadas, o uso da defumação em ambientes para a cura de doenças era uma prática comum para exorcizar os espíritos malignos. 
 
O nome "Perfume" vem do latim "Per Fumum" ou "pro Fumum", que significa “através da fumaça". Durante séculos, centenas de culturas desenvolveram atos simbólicos e religiosos, onde se oferecia, como sacrifício, na busca do favor dos deuses, plantas raras e resinas aromáticas, que eram queimadas nos altares dos templos. Os Incas, os Maias e os Astecas costumavam queimar, como oferendas a seus deuses, grandes quantidades de incenso, elaborado com resina e madeira. As folhas de tabaco também eram valorizadas por suas propriedades aromáticas.
 
Entre os materiais dessa natureza, destacou-se o sândalo, a casca de canela, as raízes de cálamo e vetiver, bem como substâncias resinosas como a mirra, incenso, benjoim e o cedro do Líbano.
 
Os egípcios divulgaram seus conhecimentos de perfumaria aos assírios, babilônios, caldeus, hebreus, persas e gregos.
Cada cultura desenvolveu suas próprias variedades de fragrâncias e essências, de acordo com os ingredientes disponíveis localmente.
 
A perfumaria na Europa
Enviados para resgatar Jerusalém dos muçulmanos, os cruzados retornaram com um novo grau de cultura, inclusive a satisfação do banho e da perfumaria.
 
Em 1.202 Veneza conquistou Constantinopla e, como consequência, apoderou-se das rotas no Mar Mediterrâneo para o Oriente, possibilitando o florescimento das empresas de perfume na Itália, propiciado pela transferência de conhecimento do Oriente para o Ocidente.
 
As Essências se tornaram parte integrante da vida das cidades mais prósperas.
 
Como novas matéria-prima da África e da América passaram a fluir para a Europa através de Portugal e Espanha, a indústria de perfumaria declinou na Itália.
 
No início do século XVI a ARTE DA PERFUMARIA expandiu-se no sul da França, onde as condições climáticas favoreceram o cultivo de flores.
 
As condições climáticas da região de Grasse, particularmente adequadas à produção de rosa, jasmim, tuberosa, lavanda e junquilho tornou-a o Berço da Perfumaria no mundo.
 
Veja algumas essências indicadas para cada espaço da sua casa:
Na sala: para atingir toda a sofisticação, opte pelo perfumador de ambientes ou Home Spray com essência de alecrim Lelis ou Madeira Dalu. Já para promover o relaxamento, vá de essência de Chá Branco ou Chá Verde. A essência de Cravo e Canela traz aconchego e calor.
 
Na cozinha: utilize aromas cítricos, como os de Laranja, Tangerina, limão Siciliano ou Capim Limão. Herbais como as Fragrâncias de Bouquet Garni e Manjericão neutralizam odores na cozinha e também são uma boa opção.
 
No quarto: vá de aromatizador de ambiente que promova o relaxamento, com notas de melissa, camomila, lavanda e mandarina, como a essência Bambu. Para deixar o clima mais romântico, boas alternativas são essências com notas de  rosas, patchouly, sândalo e ylang ylang como Trousse e Trousard.
 
No banheiro: utilize difusor de varetas que remeta ao cheiro de limpeza e frescor do banho, com notas de erva doce,  eucalipto, verbena, limão e ervas em geral, como as essencias de Cascas e Folhas ou Ervas Finas ou ainda florais elegantes como as essências de Flor de Cerejeira e Flor de Laranjeira.
 
Além do difusor, aromatizador e perfumador para a casa no formato tradicional, as essências também são utilizadas em produtos diversos, como velas, sabonetes, cremes e cosméticos,  cheirinhos para carro, armários e gavetas, produtos de limpeza, dentre outros.
A Essências são geralmente extraídas de flores, frutos, raízes e plantas diversas, mas há também aromas produzidos sinteticamente e que remetem a cheiros bem específicos, como o cheiro da chuva, de terra molhada ou de carro novo!
 
Onde Comprar e Receber Receitas Simples e Gratuítas:
11 2872.3515
 

Posso ajudar?