Cidades

Estação da Luz completa 159 anos como símbolo da história e da cultura paulistana

Estação da Luz completa 159 anos (Foto-Divulgação)
Estação da Luz completa 159 anos (Foto-Divulgação)
Estação da Luz completa 159 anos como símbolo histórico de São Paulo e mantém papel central, com futuras conexões previstas com Guarulhos.

A Estacao da Luz completa 159 anos nesta segunda-feira (16/02) consolidada como um dos maiores símbolos históricos e culturais da capital paulista. Administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a estação mantém papel estratégico na mobilidade urbana, com circulação diária de cerca de 140 mil pessoas pelas Linhas 10-Turquesa e 11-Coral, além do serviço Expresso Aeroporto.

Com 13,2 mil metros quadrados de área, o complexo ainda integra as Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, reforçando sua importância como eixo central de conexão sobre trilhos na Região Metropolitana.

Patrimônio histórico e marco arquitetônico

Erguida em 1867, inicialmente sob o nome de Estação São Paulo, a Luz nasceu junto à São Paulo Railway (SPR), ferrovia que ligava Santos a Jundiaí em um trecho de 159 quilômetros. Desde então, tornou-se peça-chave no desenvolvimento econômico paulista, especialmente no período de expansão cafeeira.

O prédio atual, inaugurado em 1901, passou por três grandes fases construtivas (1866, 1880 e 1895/1901). O projeto original foi assinado pelo arquiteto britânico Charles Driver, com influência da arquitetura inglesa do século XIX. As torres remetem à Abadia de Westminster e o relógio tem inspiração no Big Ben. Grande parte da estrutura metálica e dos materiais foi importada do Reino Unido.

Tombada por órgãos como o Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional, o CONDEPHAAT e o CONPRESP, a estação também abriga o Museu da Lingua Portuguesa, restaurado após o incêndio de 2015.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Integração e futuro da mobilidade

Atualmente, a Luz é um dos principais pontos de integração ferroviária da capital, atendendo diariamente cerca de 1,2 milhão de passageiros transportados pela CPTM em dias úteis em toda a rede.

Além da operação atual, a estação deverá ganhar ainda mais relevância com projetos de expansão da malha sobre trilhos. Entre eles está a futura ampliação da Linha 2-Verde do Metro de Sao Paulo até Guarulhos, prevista para as próximas etapas de expansão do sistema metroviário. A chegada do metrô ao município ampliará a integração entre Guarulhos e o centro da capital, fortalecendo o papel estratégico da região central incluindo a Estação da Luz como ponto de redistribuição de passageiros.

Com novas conexões previstas e projetos estruturantes em andamento, a Luz tende a permanecer como eixo fundamental da mobilidade metropolitana nas próximas décadas.

Legado preservado

Em 2020, a CPTM realizou, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e a Fundação Roberto Marinho, o restauro e a pintura das fachadas e torreões da estação, reforçando a preservação do patrimônio.

Para o presidente da companhia, a valorização do complexo histórico representa a preservação da memória ferroviária paulista e da identidade urbana da capital.

Com quase 160 anos de história, a Estação da Luz segue como símbolo da transformação de São Paulo do ciclo do café à metrópole global conectada por trilhos.