Cidades

Estação do Metrô ocupará unidade mais antiga do McDonald’s em Guarulhos

O Metrô de São Paulo anunciou a desapropriação do McDonald’s mais antigo de Guarulhos, inaugurado no início da década de 90, no cruzamento das avenidas Tiradentes e Paulo Faccini. A medida faz parte do projeto de construção da estação Bosque Maia da Linha 19-Celeste, que será a última estação desse ramal.

Conforme antecipou o GWeb, segundo o decreto 68.552, publicado em 22 de maio, foram definidos os terrenos para a implantação de cinco estações no município, além de poços de ventilação e saídas de emergência. No caso da estação Bosque Maia, a estatal metroviária recebeu ordem para buscar a desapropriação amigável, ou se necessário, judicial, de diversos imóveis, incluindo o McDonald’s, o posto Shell, ao lado, a agência bancária do Santander e outros estabelecimentos comerciais na região, como uma academia.

A desapropriação do McDonald’s faz parte de um processo mais amplo que também envolve a desapropriação de uma grande área no calçadão da Dom Pedro. Essas e outras medidas do Governo do Estado visam preparar o terreno para o início das obras da Linha 19-Celeste, que começou o processo de desapropriações em maio de 2024.

A Linha 19-Celeste, quando concluída, conectará a região central de São Paulo a Guarulhos, passando por áreas importantes como a Zona Norte da capital, Shopping Internacional e Vila Augusta. A linha integrará com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo da estação Anhangabaú, próxima ao Terminal Bandeira de ônibus urbanos. Além disso, no bairro do Pari, será construída uma estação próxima à Feirinha da Madrugada, com integração com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Posso ajudar?