A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) está com inscrições abertas para a 15ª edição do curso de Liderança e Empoderamento Feminino. A iniciativa faz parte do programa Todas in-Rede e busca promover a independência e o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres com deficiência no estado de São Paulo, onde residem mais de 1,6 milhão de cidadãs nessa condição, segundo levantamento do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A formação possui carga horária de 15 horas, com emissão de certificado de conclusão, e aborda temáticas voltadas ao mercado de trabalho, geração de renda, direitos fundamentais e participação política. O conteúdo é oferecido nas modalidades presencial e virtual por meio de plataforma com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras e audiodescrição.
A ação é realizada em parceria com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME) e integra a Escola da Inclusão, ambiente de capacitação desenvolvido em conjunto com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). As interessadas podem se inscrever gratuitamente até o dia 10 de agosto.
Cronograma de aulas e participação
As atividades virtuais e presenciais ocorrem na segunda quinzena do mês, nos dias 17, 19, 24, 26 e 31 de agosto de 2026, sempre às segundas e quartas-feiras, no período noturno, das 19h às 22h.
O preenchimento das vagas deve ser feito por meio do formulário oficial disponibilizado no portal da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Serviço
-
Curso: Liderança e Empoderamento Feminino (15ª Edição – Programa Todas in-Rede)
-
Prazo de Inscrição: Até 10 de agosto de 2026
-
Aulas: Dias 17, 19, 24, 26 e 31 de agosto de 2026 (segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h)
-
Modalidade: Presencial e Virtual
-
Inscrições: Formulário online


