Cidades

Estado abre matrículas de curso inédito de inclusão digital para professores

       A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abre nesta quarta-feira, dia 1º, as inscrições para o curso inédito e gratuito “Introdução à Educação Digital”. As aulas são voltadas para profissionais do quadro do magistério nas 91 diretorias de ensino e estará disponível na plataforma online da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP). A matrícula deve ser feita até dia 8.
 
A proposta é oferecer aos docentes fundamentos sobre informática e como utilizá-los também em sala de aula. Para isso, serão apresentados alguns serviços disponíveis na rede estadual, como o Currículo + e a Secretaria Digital Escolar. No final do curso, que pode ser incluso na evolução funcional e garantir um aumento de 5% no salário, os participantes vão elaborar um projeto de aprendizagem.
 
"Promover a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis neste curso irá refletir, diretamente, na aprendizagem dos alunos. O intuito é formar indivíduos com posturas autônomas e críticas de aprendizado sobre as tecnologias", afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
 
Secretaria Digital e Currículo+
Neste ano, a Secretaria lançou duas plataformas digitais voltadas a professores e alunos. O Currículo+ é uma ferramenta de apoio pedagógico e compartilhamento de informações entre os docentes que atuam nas cinco mil escolas paulistas. Desde a criação, já foram registrados quase 300 mil acessos e 16 mil professores participaram de cursos de capacitação.
 
Já a Secretaria Escolar Digital, a primeira do País a integrar escolas e comunidade, é um espaço de consulta e armazenamento de dados sobre as atividades da rede de ensino. É possível conferir dados como relatório de frequência, boletim, calendário de eventos, além do processo de atribuição de aulas.
 
 

Posso ajudar?