Cidades

Estado ampliará transporte de alunos com autismo e outras deficiências em Guarulhos

Governo estadual deve investir cerca de R$ 25 milhões no acordo com a EMTU

A Secretaria de Estado da Educação assinou um convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) que prevê a ampliação do serviço de transporte de alunos com autismo e deficiência locomotora matriculados em escolas estaduais na capital e na Grande São Paulo.

Conforme a Pasta estadual, atualmente 27 alunos da rede em Guarulhos são atendidos por quatro vans e que Estado e município estão fazendo um levantamento para saber qual será a quantidade de novos veículos para atender a demanda na cidade. No entanto, a secretaria municipal de Educação informou que ainda não recebeu o termo e que, assim que enviado, o analisará.

A iniciativa representa um investimento de R$ 25 milhões dos cofres estaduais e atenderá a estudantes assistidos pela Associação de Amigos do Autista (AMA) e pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), além dos que cursam o ensino regular em todo o Estado.

O "Ligado" (nome do programa do Governo do Estado) conta com uma frota composta por 65 veículos, dos quais 39 adaptados, e atende a 415 usuários, entre alunos e acompanhantes. Segundo a secretaria estadual a ampliação deste serviço será gradual e, já neste mês de agosto, o serviço passará a contar com 106 veículos, sendo 83 adaptados, com capacidade total de 995 vagas. Ao final do primeiro semestre de 2012, a previsão é chegar a 184 vans e micro-ônibus para o atendimento de até 1,8 mil passageiros.

As novas vagas serão preenchidas prioritariamente por alunos indicados pelas Diretorias de Ensino. As escolas ou instituições devem encaminhar à respectiva Diretoria de Ensino a solicitação para o transporte destinado a esses estudantes.

O Serviço Especial Conveniado (Ligado) realiza deslocamentos expressos do tipo "porta a porta". Crianças e adolescentes com deficiência mental, física ou mobilidade reduzida severa são transportados gratuitamente de suas casas até as escolas da rede estadual de ensino e a instituições como a AACD e a AMA, na Grande São Paulo.

Posso ajudar?