Um dos maiores programas de inclusão digital do País bateu uma marca importante. São Paulo já conta com mais de 700 unidades do Acessa SP. O número foi alcançado no final de abril, com a abertura do posto de Jaci, município da região de São José do Rio Preto. Em funcionamento desde julho de 2000 e com mais de 69 milhões de atendimentos, o programa do Governo do Estado, gerenciado pela Secretaria de Gestão Pública por meio da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados, está presente em 548 municípios paulistas.
O objetivo é oferecer ao cidadão acesso às novas tecnologias da informação, especialmente a internet, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e cultural. Nos postos, após um breve cadastro, o usuário pode utilizar gratuitamente o computador por 30 minutos e acessar sites de informação, redes sociais, se inscrever em concursos públicos, mandar mensagens, entre outras coisas.
Novidades
O secretário de Gestão Pública do Estado, Davi Zaia, ressalta a importância do programa, presente em praticamente todo o território paulista. Ele destaca as inovações que a pasta prepara. "Vivemos um novo tempo no Acessa SP. A Internet muda muito rápido e nosso programa precisa acompanhar essa evolução. Temos alguns pontos muito positivos, como a ampliação deste já consolidado programa. Estamos dando uma cara nova a ele, uma nova identidade visual e produtos novos".
Como exemplo, Zaia aponta as unidades do "Acessa sem Fio". "Elas contarão com internet wi-fi, e o Acessa Rural, para atender distritos do Interior distantes dos grandes centros. Muitas vezes temos locais com 5 mil moradores que não tem acesso à Internet. Então, focamos muito nisso. O Acessinha, voltado para as crianças, vem com um modelo mais moderno, com tablets e videogames. Vamos implantá-lo no Estado ainda este ano", afirma.
Perfil
Anualmente, uma pesquisa é feita para traçar o perfil das pessoas que utilizam o programa, a POnline. Segundo ela, o objetivo é identificar o perfil dos frequentadores dos postos, conhecer suas necessidades e expectativas. Nos resultados da edição aplicada no final de 2012, um dado que chama a atenção é que 83% dos usuários aprenderam a navegar na Internet no programa.
Ao todo, 62% dos usuários são do sexo masculino e 80% estudaram até o Ensino Fundamental; 67% utiliza o local para atividades profissionais e 50%, vão ao posto para estudar. Grande parte navega entre 1 e 5 horas por semana; 92,7% possuem pelo menos uma conta numa rede social. Mais da metade usa os serviços públicos – como consulta à Nota Fiscal Paulista, situação do CPF, entre outros.
Acessa São Paulo
Programa criado pelo Governo do Estado em julho de 2000, com o objetivo de oferecer ao cidadão acesso às novas tecnologias da informação, especialmente a internet, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e cultural
Números (abril de 2013): atendimentos: 69,2 milhões; Usuários cadastrados: 2,6 milhões; computadores 6,4mil; monitores 1,1mil.