Cidades

Estado desiste do Expresso Aeroporto para priorizar Trem de Guarulhos, destaca deputado

O deputado federal Carlos Roberto (PSDB) esclarece que a decisão do Estado de extinguir o Expresso Aeroporto não envolve o Trem de Guarulhos, que ligará Engenheiro Goulart ao Aeroporto com uma estação no Cecap, em Guarulhos.

"O trem para Guarulhos está mantido. Inclusive a suspensão do Expresso ocorre justamente porque ele não beneficiaria em nada a população de nossa cidade", explicou Carlos Roberto. 

Segundo informa a CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos), a Linha 13-Jade, que ligará São Paulo ao município de Guarulhos, é uma das prioridades do Governo na expansão da rede metroferroviária, que hoje conta com 335 quilômetros e tarifa integrada.

A futura linha 13 terá 11 quilômetros de extensão e oferecerá acesso rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Saindo da atual estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos, a Linha 13 terá duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os investimentos são de R$ 1,2 bilhão, incluindo toda infraestrutura de operação e trens.

Em dezembro, foi lançado o edital de pré-qualificação dos consórcios interessados na execução das obras civis da Linha 13. A CPTM está na fase final de análise dos recursos administrativos apresentados para dar prosseguimento ao processo licitatório.

O decreto nº 59.160, publicado em 8 de maio de 2013, extingue o projeto da Linha 14-Ônix – Expresso Aeroporto, que previa ligação direta do centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, ou seja, tratava-se de um serviço específico para atender aos passageiros de companhias aéreas, com tarifa de serviço à época estimada em R$ 30,00. Os investimentos da Linha 14 viriam da iniciativa privada, por meio de uma concessão pública.

No entanto, por conta do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), que prevê conexão com os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em Campinas, com parada no Campo de Marte na capital paulista, os potenciais investidores perderam o interesse na Linha 14.

A Linha 13-Jade que será implantada atenderá um número maior de usuários, trabalhadores e moradores das cidades de São Paulo e de Guarulhos, e não apenas os passageiros com destino ao Aeroporto Internacional. A demanda prevista é de 120 mil por dia. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema meferroviário, que atualmente é de R$ 3.

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