Saúde

Estado estima 45 mil novos casos de coronavírus na Região Metropolitana em 4 meses; 10 mil vão precisar de UTI

A previsão foi divulgada em uma reunião entre Uip e profissionais da saúde do InCor (Instituto do Coração)

Coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip confirmou que o áudio divulgado pelo médico Fábio Jatene, informando a amigos por Whatsapp que o governo espera 45 mil novos casos da doença na Região Metropolitana de São Paulo nos próximos meses, é verdadeiro. Desse total, 10 mil devem precisar de atendimentos na UTI.

A previsão foi divulgada em uma reunião entre Uip e profissionais da saúde do InCor (Instituto do Coração). A unidade cederá leitos para infectados pelo coronavírus. O coordenador afirma que os números foram uma interpretação de Jatene após a apresentação durante a agenda. “O áudio é verídico, mas é cabeça de cirurgião. Cirurgião pontua, interpreta e resolve. Fizemos uma reunião científica e falamos de estratégias do governo. Dentro delas, fizemos contas. No entanto, isso não se instala imediatamente. É a sazonalidade de uma pandemia e não precisaremos de todos os leitos amanhã”, afirmou em entrevista coletiva.

A administração estadual anunciou nesta quinta-feira, 12/3, a ampliação das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus em todas as regiões do estado de São Paulo. A principal delas é a reserva de mil novos leitos de UTI para o atendimento a casos do covid-19. O governador João Doria disse que não há razão para pânico e reforçou a importância da campanha de comunicação e prevenção para evitar o alastramento da doença.

Na terça 17/3, o Centro de Contingência vai reunir diretores regionais de Saúde e de 100 hospitais da rede estadual para indicar os protocolos clínicos de atendimento a casos suspeitos ou confirmados. A meta é uniformizar os serviços e definir critérios para internação de pacientes com coronavírus nos leitos de UTI, inclusive na rede privada.

Posso ajudar?