A diretora técnica da Secretaria estadual da Saúde, doutora Maria Cristina Megid, confirmou que o Estado multou 16 estabelecimentos e quatro cidadãos por falta de uso de máscara desde o início das autuações, em 1° de julho. A informação foi dada durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, 16/7, no Palácio dos Bandeirantes.
Maria Cristina não confirmou o valor da multa e os comércios autuados. No entanto, a quantia determinada pela administração era de R$ 5 mil para os estabelecimentos e R$ 500 a cada pedestre flagrado sem a máscara. “Infelizmente tivemos que multar quatro transeuntes. Esses foram os que encontramos durante nossas fiscalizações, além de 16 estabelecimentos”, afirmou a diretora.
Em Guarulhos, o prefeito Guti já disse que não vai autuar quem for visto sem o adereço. Na visão dele, apesar da importância do uso, as pessoas podem esquecer de utilizá-las em alguma distração e não é justo, segundo o chefe do executivo, penalizar o cidadão em um momento que “a população está lutando pra se alimentar”.